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    Extensão acadêmica : espaço constitutivo na formação inicial de professores

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    R-E-JOSILILIAN-ALBERTON.pdf (1.640Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Alberton, Josililian
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: No Brasil, o texto constitucional estabelece que o ensino superior no país deverá estar pautado na tríade indissociável: ensino, pesquisa e extensão. De maneira geral, é sobre esse tema que versa o presente estudo, especialmente sobre a importância da extensão e seu real entendimento para a formação acadêmica no delineamento da formação docente. A pesquisa tem por objetivo principal buscar propiciar reflexões sobre a importância da extensão no ensino superior brasileiro como possibilidade de avançar no ideal de uma educação emancipadora. São traçados como objetivos específicos: a) realizar o levantamento sobre os conceitos de extensão; b) discutir sobre os espaços de mediação que a extensão propicia e c) pensar a extensão como instrumento de emancipação. Para isso, o estudo recorreu a um levantamento bibliográfico sobre o tema e alguns de seus desdobramentos, a fim de conhecer os aspectos relacionados a extensão. Subsidiado em uma teoria freiriana, este trabalho não tem pretensão de exaurir as leituras e interpretações possíveis, mas parte do princípio que sempre é tempo de refletir sobre a extensão universitária em uma perspectiva singular docente, de quem experimenta rotineiramente este pilar do ensino superior em suas práticas pedagógicas. Em suas conclusões, o artigo aponta que o processo de formação inicial docente, para além de sistematizações de caráter geral e sua formalização para o atendimento à normas jurídicas, exige um sentido ético de compromisso e responsabilidade pedagógica com uma cidadania ativa e a democracia substancial.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87008
    Collections
    • Educação do campo [600]

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