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dc.contributorCamargo, Sandy Daniellapt_BR
dc.contributor.advisorPereira, Paulo Henriquept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorHillman, Angélica Araújopt_BR
dc.date.accessioned2024-03-05T23:55:19Z
dc.date.available2024-03-05T23:55:19Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86914
dc.descriptionOrientador: Prof. Paulo Henrique Pereirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O ensino no Brasil ainda possui grandes desafios a serem vencidos, um deles é a inclusão de alunos surdos nas escolas, pois mesmo com o direito garantido por lei à educação, estes alunos carecem de um atendimento adequado. Apesar da Libras (Língua Brasileira de Sinais) ser reconhecida e regulamentada pelo Ministério da Educação, ainda hoje possui poucos termos científicos da área de Ciências e Biologia, inclusive quando se trata de tópicos que envolvem a Genética Clássica, o que dificulta a compreensão da biologia pelos surdos e, por conseguinte, a popularização da ciência. Portanto, o objetivo principal deste trabalho foi promover a criação e divulgação de sinais em Libras envolvendo o tema de Genética Clássica para o Ensino Médio. Portanto, pode-se concluir por meio desta pesquisa, que tanto a criação de sinais em Libras para termos científicos, bem como a divulgação destes sinais em Libras podem auxiliar a superar obstáculos no ensino de Ciências e Biologia para alunos surdospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectBiologia (Ensino médio)pt_BR
dc.titleNeologia em libras : criação de sinais de Genética Clássica para o Ensino Médiopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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