• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Sequência didática com enfoque nos estudos em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação : uma proposta para o ensino de parasitologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_DAMARIS_WEILAND_LETICIA_KOCHI.pdf (6.075Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Weiland, Damaris Lessmann
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : RESUMO O ensino de Parasitologia e das Doenças Negligenciadas é de grande importância para que os estudantes se tornem cidadãos que prezem por sua saúde e da comunidade em que vivem. A abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação fornece subsídios para que haja construção de pensamento crítico por esses estudantes, fazendo com que relacionem conteúdos conceituais aos sociais. As Sequências Didáticas (SD) podem ser interessantes para trabalhar temas com enfoque social, pois permitem continuidade e o foco em objetivos educacionais bem delineados. Assim, intentamos propor neste trabalho uma SD com enfoque CTS sobre Parasitologia e Doenças Negligenciadas. Para isso, realizamos um levantamento sobre os trabalhos que envolvem como eixos principais Parasitologia, SD e CTS nas plataformas Scielo e Google Acadêmico e nos anais das últimas cinco edições dos eventos Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBio) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), utilizando descritores para cada eixo. Dos 731 trabalhos encontrados, apenas um abordava as três temáticas concomitantemente e 38 estavam nas intersecções de dois dos três eixos. A partir deste levantamento, desenvolvemos uma SD para o ensino de Ciências no 7º ano do Ensino Fundamental, com base na abordagem CTS, que se intitula "Parasitoses negligenciadas: o que você tem a ver com isso?", constituída por seis aulas, de 50 minutos cada. Cada aula da SD está organizada de acordo com os Momentos Pedagógicos e foi pensada para que suas atividades se concluam no período estipulado, ampliando as possibilidades para utilização em sala de aula, independente da grade horária do professor de Ciências. Apresentamos também neste trabalho como as atividades articulam assuntos CTS e como o conhecimento é construído a partir dela. Constatamos que o número de trabalhos publicados nessa temática ainda é muito reduzido, levando em consideração sua grande relevância científica e social, e é uma área a ser mais estudada e rica para se desenvolver materiais e planos de ensino
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86844
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV