dc.contributor.advisor | Higa, Ivanilda, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Stefany Cris | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-06T19:06:54Z | |
dc.date.available | 2024-03-06T19:06:54Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86618 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Ivanilda Higa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2023 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho situa-se no campo de investigação da educação Ciência-Tecnologia-
Sociedade (CTS), que se configura como uma perspectiva educacional que busca
promover uma reflexão sobre estas relações, a fim de promover uma educação crítica
e encorajar nos discentes uma cultura de participação mais ampla. Com isso
definimos como objetivo geral desta pesquisa: Identificar de quais modelos de
professores se aproximam licenciados(as) em Física em apropriações acerca dos
pressupostos educacionais CTS e as articulações com o processo de construção da
autonomia docente no âmbito de uma disciplina de Metodologia de Ensino. Para
atingir o objetivo geral definimos quatros objetivos específicos: i) analisar em quais
Perspectivas Socioeducacionais e Culturas de Participação estão alicerçadas as
propostas de ensino CTS elaboradas por licenciandos(as) em Física; ii) investigar
Indícios de quais modelos de professores(as) os(as) licenciandos(as) em Física se
aproximam em suas apropriações acerca dos pressupostos CTS no contexto de uma
disciplina de Metodologia de Ensino de Física; iii) identificar os elementos que
influenciam no(s) modelo(s) de professor(es)(as) apresentados nas concepções dos
licenciandos(as) acerca de pressupostos educacionais CTS no ensino de Física e iv)
discutir como os pressupostos da educação CTS contribuem para o processo de
construção da autonomia docente por parte dos licenciados(as). O corpus foi
constituído de Propostas de Ensino CTS elaboradas pelos licenciandos no contexto
de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física e entrevistas realizadas com os
mesmos. Em relação às culturas de participação e perspectivas socioeducacionais as
análises indicaram: uma proposta de ensino com características menos críticas
(cultura de participação motivacional acrítica e perspectiva socioeducacional de
manutenção), uma intermediária (avaliação de impactos socioambientais e
questionamento com recaídas para manutenção) e uma proposta de ensino com
características mais críticas (amenização de riscos socioambientais e
questionamento). Em relação à aproximação com os pressupostos da Educação CTS,
foram identificados traços de especialista técnico, flutuante entre especialista técnico
e profissional reflexivo e profissional reflexivo. Interpretamos que isso ocorre devido a
elementos relacionados à Cultura escolar, realidade escolar, experiências anteriores
com a docência (ou ausência delas), cultura do ensino de física, concepção de escola
e professor. Dessa forma analisamos que a construção da autonomia docente é um
processo complexo e influenciado por diferentes fatores e elementos internos e
externos a realidade escolar e que a aproximação com o referencial CTS se configura
como um caminho para o estabelecimento de reflexões mais amplas sobre o ensino
de Física e sobre a prática docente, o que pode levar a aproximações com autonomia
como emancipação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract:This work is situated in the field of research in Science-Technology-Society (STS) education, which constitutes an educational perspective that seeks to promote reflection on these relationships in order to foster critical education and encourage students to embrace a broader culture of participation. Thus, we define the general objective of this research as follows: To identify which models of teachers physics graduates align with in their appropriations regarding STS educational assumptions and their connections with the process of building teaching autonomy within the scope of a Physics Teaching Methodology discipline. To achieve the general objective, we have defined four specific objectives: i) analyze the Socioeducational Perspectives and Cultures of Participation on which STS teaching proposals elaborated by physics graduates are based; ii) investigate indications of which models of teachers physics graduates align with in their appropriations of STS assumptions in the context of a Physics Teaching Methodology discipline; iii) identify the elements that influence the teacher models presented in the conceptions of physics graduates regarding STS educational assumptions in physics teaching; and iv) discuss how STS education assumptions contribute to the process of building teaching autonomy by physics graduates. The corpus consisted of STS teaching proposals elaborated by the graduates in the context of a Physics Teaching Methodology discipline and interviews conducted with them. Regarding cultures of participation and socioeducational perspectives, the analyses indicated: a teaching proposal with less critical characteristics (uncritical motivational participation culture and maintenance socioeducational perspective), an intermediate one (evaluation of socio-environmental impacts and questioning with relapses into maintenance), and a teaching proposal with more critical characteristics (mitigation of socio-environmental risks and questioning). Regarding the alignment with STS educational assumptions, traces of a technical specialist, fluctuating between a technical specialist and a reflective professional, and a reflective professional were identified. We interpret that this occurs due to elements related to school culture, school reality, previous experiences with teaching (or lack thereof), physics teaching culture, school and teacher conception. Thus, we analyze that the construction of teaching autonomy is a complex process influenced by different factors and elements internal and external to the school reality, and the alignment with the STS framework is a path to establishing broader reflections on physics teachin | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Educação CTS : perspectivas socioeducacionais e indícios da construção da autonomia docente na formação inicial de professores de física | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |