"O que é arte", de Liev Tolstói : estudo das influências determinantes para a sua definição de arte verdadeira
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise da obra O que é arte? (1898) do autor russo Liev Tolstói, e tem como objetivo compreender as influências determinantes para a concepção de arte verdadeira na chamada "segunda fase" de Tolstói. Para tal intento, em um primeiro momento serão exploradas duas visões estéticas definidas e criticadas pelo autor: uma relacionada ao prazer e à subjetividade, e a segunda à perfeição externa e ao místico. Autores representativos de cada corrente, como Baumgarten, Kant, Schelling e Hegel, são mencionados para ilustrar suas abordagens. No segundo momento, serão apresentadas as influências que moldaram a concepção de arte verdadeira de Tolstói, desde suas crises pessoais e religiosas até sua proximidade com o primitivismo rousseauniano e as influências do contexto sociopolítico da Rússia no século XIX e início do XX. O último momento versará, em primeira análise, sobre aquilo que não constitui a arte verdadeira e, em seguida, sobre os elementos cruciais para a caracterização da arte verdadeira, a saber, a transmissão e o contágio de sentimentos e o tema da consciência religiosa. Ainda nesse momento, o tolstoísmo será apontado como movimento prático e religioso para efetivar essa arte, considerada como uma arte do futuro. Por fim, a crítica de Tolstói à obra de Shakespeare é citada como um exemplo da contraposição entre arte verdadeira e arte forjada, e, também, será discutido o paradoxo que permeia sua vida e crítica estética. Abstract: This work presents an analysis of the work "What Is Art?" (1898) by the Russian author Leo Tolstoy, with the aim of understanding the determining influences for the conception of true art in Tolstoy's so-called "second phase." To achieve this goal, two aesthetic views defined and criticized by the author will be explored in the first instance: one related to pleasure and subjectivity, and the second to external perfection and the mystical. Representative authors of each school, such as Baumgarten, Kant, Schelling, and Hegel, are mentioned to illustrate their approaches. In the second part, the influences that shaped Tolstoy's conception of true art will be presented, ranging from his personal and religious crises to his proximity to Rousseauian primitivism and the influences of the socio-political context in 19th and early 20th-century Russia. The final part will initially focus on what does not constitute true art and then on the crucial elements for the characterization of true art, namely the transmission and contagion of feelings and the theme of religious consciousness. In this section, Tolstoyism will be identified as a practical and religious movement to realize this art, considered as an art of the future. Finally, Tolstoy's critique of Shakespeare's work is cited as an example of the opposition between true and forged art, and the paradox that permeates his life and aesthetic critique will also be discussed.
Collections
- Dissertações [370]