• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Esporte educacional : suporte escolar, parental e o desempenho acadêmico na formação esportiva de adolescentes

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MURILO GASPERIN.pdf (990.5Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Gasperin, Murilo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: discutir o suporte escolar e parental com desempenho acadêmico na formação esportiva de adolescentes. Métodos: Esta pesquisa adota uma abordagem teórica, que se baseia em uma abordagem narrativa e integrativa. A narrativa foi construída a partir das obras de autores clássicos e contemporâneos que discutem a relação entre escola, família e esporte. A abordagem integrativa, por sua vez, é desenvolvida por meio da análise e integração de teses, artigos e dissertações relevantes. Resultados: Os documentos foram categorizados da seguinte forma: esporte educacional, envolvimento escolar na formação esportiva? envolvimento familiar na formação esportiva? formação esportiva e desempenho acadêmico, o esporte e a família relacionados ao desempenho acadêmico de forma integrada. As pesquisas, em sua maioria, constataram uma prevalência na análise da influência do esporte no desempenho acadêmico dos participantes. Considerações finais: Na relação esporte-escola e esporte - família - escola (desempenho acadêmico) os estudos demonstram que existem barreiras, porém por meio dos suportes da família e da escola estas podem ser minimizadas, sugerindo-se a elaboração de políticas para educar sobre a importância da atividade física e da prática esportiva para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A formação escolar pode ser influenciada por vários fatores. Há uma discussão ampla em torno da sua conciliação com a formação esportiva, denominada dupla carreira. O desempenho acadêmico é o principal fator na conciliação com a formação esportiva, sendo que este poder ser influenciado de forma positiva ou negativa. A família, muitas vezes, é responsável pela entrada da criança no ambiente esportivo e também pelo suporte para que continue praticando esporte. Além da família, a escola também tem uma função importante no desenvolvimento do indivíduo. O esporte, portanto, pode ser uma ferramenta crucial para o desenvolvimento integral das pessoas.
     
    Abstract: To discuss the role of school and parental support in academic performance in the athletic training of adolescents. Methods: This research adopts a theoretical approach, which is grounded in a narrative and integrative approach. The narrative is constructed from the works of classical and contemporary authors who discuss the relationship between school, family, and sports. The integrative approach, on the other hand, is developed through the analysis and integration of relevant theses, articles, and dissertations. Results: The analyzed documents were categorized as follows: educational sports, school involvement in athletic training, family involvement in athletic training, athletic training and academic performance, sports and family related to academic performance in an integrated manner. Most of the research identified a prevalence in the analysis of the influence of sports on the academic performance of participants. Conclusion: In the relationship between sports and school, as well as sports, family, and school (academic performance), the studies show that there are barriers, but these can be minimized through the support of the family and the school. They also suggest the development of policies to educate about the importance of physical activity and sports practice for the comprehensive development of children and adolescents. Schooling can be influenced by various factors, with a broad discussion revolving around its reconciliation with athletic training, often referred to as a dual career. Academic performance is the primary factor in reconciling it with athletic training, and it can be influenced either positively or negatively. The family is often responsible for introducing a child to the sports environment and providing support for the child to continue participating in sports. In addition to the family, the school is another context that plays a crucial role in an individual's development. Therefore, sports can be an important tool for the comprehensive development of individuals.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86561
    Collections
    • Dissertações [1017]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV