dc.contributor.advisor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.other | Silveira, Lucas Fagundes, 1994- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Torres, Guilherme de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-17T03:12:02Z | |
dc.date.available | 2024-02-17T03:12:02Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86490 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho tem a premissa de contribuir com a variedade de modelos didáticos para o ensino de fisiologia no ensino fundamental e médio, presentes na literatura. Foram criados dois modelos: reflexo patelar e efeito do cortisol no cérebro durante o sono. O processo de criação é relatado de forma detalhada, para que possa ser replicado com facilidade por aqueles que se interessarem em fazê-lo. Foram utilizados materiais comuns do dia a dia, ou materiais de baixo custo e de fácil acesso, para que possam ser manipulados pelos estudantes. Também há a explicação dos fenômenos fisiológicos e as estruturas envolvidas nos processos biológicos que foram utilizados como referência para a criação dos modelos. Além de uma breve discussão sobre a importância da utilização de modelos didáticos em sala de aula, suas vantagens e a atual condição das escolas em relação ao assunto | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Construção de material didático para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |