Mostrar registro simples

dc.contributorSato, Rayana Yumipt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorTomigian, Dayane Samistraropt_BR
dc.date.accessioned2024-02-17T00:08:10Z
dc.date.available2024-02-17T00:08:10Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86489
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A importância do uso de materiais didáticos no enriquecimento das aulas de Ciências tem sido cada vez mais reconhecida, principalmente em relação ao público da EJA. Pensando nisso, este estudo foi desenvolvido com o intuito de investigar qual a visão dos alunos sobre o uso desses materiais, quais são os conteúdos de Ciências considerados mais complexos e se eles gostariam de ter algum material didático nas aulas dos conteúdos escolhidos. Assim, a partir desses resultados, elaborar um modelo de material didático capaz de atender minimamente os requisitos investigados. Os dados necessários foram levantados através da aplicação de questionários em duas escolas que oferecem o ensino de jovens e adultos em Curitiba, com estudantes de idades entre quinze e sessenta e nove anos. Foram conseguidos vinte e quatro questionários respondidos que mostraram resultados positivos para a importância do uso do material didático e também para a vontade de tê-los nas aulas Física, a qual foi eleita a matéria mais difícil dentre os assuntos de Ciências. Dessa forma, o material didático produzido representa um elevador hidráulico, que pode ser usado para explicar o "Princípio de Pascal", e também um "Manual de Experimentos de Física", que contém cinco experimentos possíveis de serem realizados em sala de aula e que abrangem conteúdos como pressão atmosférica, temperatura e pressão, cargas elétricas, magnetismo e refração. Ao final desse estudo, foi possível inferir que os estudantes preferem alternativas de ensino tradicional, que quebrem a monotonia e os mobilizem para o aprendizado. Também foi possível notar uma maior dificuldade nos conteúdos mais abstratos, o que requer o uso dos materiais didáticos para a mediação do processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO material didático no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos nos conteúdos de ciênciaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples