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dc.contributor.advisorRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Yuri Matheus Rodrigues, 1995-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorOliveira, Bruno Bastos dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T02:43:53Z
dc.date.available2024-02-16T02:43:53Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86463
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Randipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Dra. Araci Asinelli da Luzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : É visto, no ensino de biologia, forte carência em utilizar atividades que tornem os assuntos abordados em sala de aula mais atraentes e compreensíveis, sendo as aulas, frequentemente, realizadas de forma tradicional e pouco interativa. O uso dos jogos aparece como alternativa, atuando como ferramenta de reforço, possibilitando a aprendizagem e estimulando habilidades afetivas, cognitivas e de interações. Diante disso, o uso e desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino tem sido muito difundido nos últimos anos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia e impacto do jogo de mesa "Fazenda Celular" como ferramenta de revisão e reforço de conteúdo, avaliando se essa prática tem o mesmo potencial que métodos tradicionais de ensino apresentam. Assim, foi realizada uma análise quantitativa (questionários com perguntas objetivas) sobre o efeito do jogo em alunos do Ensino Médio, bem como uma abordagem qualitativa (questionário com perguntas discursivas) para investigar suas opiniões quanto ao uso dessa ferramenta. Em que, o grupo experimental passou pela aplicação do jogo, e o grupo controle participou de uma aula expositiva, abordando os mesmos assuntos do jogo. Comparando as respostas aos questionários aplicados antes e após as atividades (jogo ou aula), não foi possível verificar correlação entre o uso do jogo e melhora no desempenho no pós-teste. Porém, os estudantes avaliaram de forma positiva o uso da metodologia. Dessa forma, entende-se que não houve melhora ou piora significativa nas notas dos questionários depois das turmas passarem pelo jogo, indicando que a metodologia não foi efetiva como forma de revisão de conteúdo. Esses resultados, então, podem decorrer de vários fatores, como complexidade do conteúdo e profundidade que os conceitos são abordados pelo jogo, que juntos nos mostram a dificuldade em se introduzir métodos alternativos as práticas tradicionais de ensino, em decorrência de se estabelecer precisamente como os conceitos serão tratados, o contexto em que pode ser aplicado o jogo e a forma pela qual os objetivos serão atingidos ao final das atividades. Tudo isso, sem perder seu caráter lúdico. Dessa forma, entende-se que a adoção dos jogos em salas de aula pode ser possível, como metodologia didática alternativa ao modelo tradicional. Porém, para sua utilização ser considerada adequada, é necessário haver uma preocupação para que os jogos sejam utilizados da maneira corretapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleQual a eficácia e impacto do jogo "Fazenda Celular" como ferramenta didática no ensino de Biologia?pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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