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dc.contributorAlbieri, Lucas Josépt_BR
dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorKimura, Guilherme Shigueo Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-15T20:57:27Z
dc.date.available2024-02-15T20:57:27Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86456
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Drª Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Considera-se que temas como sexualidade, sexo, corpo humano e suas transformações, ou seja, Educação Sexual, são assuntos que estão presentes no cotidiano de nossa sociedade e geram certa discussão ou até mesmo polêmica dentro e fora de sala de aula. Assim, no que é pertinente à formação de professores, é importante que esteja atenta as pesquisas na área de ensino envolvendo a distinta temática, a fim de formar estudantes que apresentem uma compreensão razoável sobre a Educação Sexual ao término da sua escolarização. O objetivo principal deste trabalho reside em desvendar o contexto histórico da Educação Sexual e como ela vem sendo mobilizada pela educação brasileira na contemporaneidade. Para tanto, outros objetivos mais específicos foram necessários, como: realizar uma revisão de literatura sobre estudos envolvendo a Educação Sexual que tragam subsídios para compreensão do tema; desenvolver uma pesquisa bibliográfica, a fim de construir um panorama envolvendo a Educação Sexual na área de Ensino de Ciências nos últimos anos; e analisar como a pesquisa bibliográfica permite desvendar e elucidar a importância da Educação Sexual para a formação de professores. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), um evento bianual e promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), sendo analisadas as atas de 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019, na perspectiva de mapear a literatura sobre o assunto e relacionar com a formação de professores de Biologia e Ciências. Os resultados encontrados a partir dos descritores apontaram para um total de 11 artigos sobre educação sexual na área de formação de professores. Diante da análise dos trabalhos, pode-se verificar que a sexualidade se manifesta a todos os momentos na humanidade, seja em crianças, jovens ou adultos, sendo assim, não existe um tempo e um único ambiente específico para se falar sobre o assunto. Além disso, na escola, lugar em que passamos boa parte de nossas vidas, a Educação Sexual deveria estar presente, porém, é pouco abordada, sendo uma das principais causas dessa situação a falta de uma formação específica dos professores. Conclui-se que a Educação Sexual, quando explorada pelos docentes, resume-se a conceitos biológicos e preventivos, repassando ao professor de ciências e biologia a responsabilidade de trabalhar essas questões em sala de aulapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação sexual - Brasilpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleDesvendando a educação sexual na educação brasileirapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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