Mostrar registro simples

dc.contributorBuck, Yasha Yamasakipt_BR
dc.contributor.advisorRizzotto, Carla Cândida, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorSouza, Everton Vieira dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-25T12:05:57Z
dc.date.available2024-01-25T12:05:57Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86220
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Carla Candida Rizzottopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Em junho de 2022, a música "Acorda Pedrinho" da banda Jovem Dionísio permaneceu no topo da parada da Billboard durante 3 semanas após a repercussão da canção na rede social TikTok. Este trabalho visa investigar a relação entre o sucesso da música e o conceito de cultura participativa (JENKINS, 2014) no TikTok. Foi realizado um estudo de caso do grupo musical e uma análise de conteúdo dos vídeos publicados na rede social, com o intuito de compreender as dinâmicas e relações com a cultura participativa. Os objetivos específicos incluem: a) mapear e analisar os conteúdos produzidos pelos usuários dentro da plataforma; b) compreender como os vídeos produzidos possibilitaram a ascensão da música; c) apontar os resultados quantitativos na carreira da banda. Ao examinar os resultados, ficou nítida a criação de novas narrativas e ressignificações em torno da canção, fatores que refletiram diretamente nos números de interações dos diversos conteúdos publicados dentro da rede e também nos números dentro das plataformas de streaming. Isso levou à conclusão de que a plataforma não apenas exerce influência, mas também estimula seu público a adotar ativamente comportamentos que se alinham com as práticas culturais e sociais da sociedadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTikTok (empresa)pt_BR
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.subjectMusica - Influênciapt_BR
dc.titleTiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples