Tiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativa
Resumo
Resumo : Em junho de 2022, a música "Acorda Pedrinho" da banda Jovem Dionísio permaneceu no topo da parada da Billboard durante 3 semanas após a repercussão da canção na rede social TikTok. Este trabalho visa investigar a relação entre o sucesso da música e o conceito de cultura participativa (JENKINS, 2014) no TikTok. Foi realizado um estudo de caso do grupo musical e uma análise de conteúdo dos vídeos publicados na rede social, com o intuito de compreender as dinâmicas e relações com a cultura participativa. Os objetivos específicos incluem: a) mapear e analisar os conteúdos produzidos pelos usuários dentro da plataforma; b) compreender como os vídeos produzidos possibilitaram a ascensão da música; c) apontar os resultados quantitativos na carreira da banda. Ao examinar os resultados, ficou nítida a criação de novas narrativas e ressignificações em torno da canção, fatores que refletiram diretamente nos números de interações dos diversos conteúdos publicados dentro da rede e também nos números dentro das plataformas de streaming. Isso levou à conclusão de que a plataforma não apenas exerce influência, mas também estimula seu público a adotar ativamente comportamentos que se alinham com as práticas culturais e sociais da sociedade
Collections
- Publicidade e Propaganda [199]