Patrocinando o ódio : como organizações reagiram após declarações odiosas de seus patrocinados
Resumo
Resumo : Com o avanço das tecnologias, especialmente a Internet, facilitou-se a evolução das interações entre pessoas, possibilitando o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e objetivos comuns. No entanto, também propiciou o aumento da disseminação do ódio nos mais variados âmbitos sócio-comunicacionais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é entender quais foram as reações que organizações tomaram para lidarem com uma crise após um de seus patrocinados terem proferido discurso de ódio, e como por meio de estratégias de relações públicas tais organizações transpassaram, ou não, as crises
que estavam inseridas. Para atingir este objetivo, foram analisadas organizações vinculadas a dois casos nesse cenário: o do apresentador Monark que declarou que devia ser criado um partido nazista no Brasil e sofreu um desbande de patrocinio; e do apresentador Sikêra Junior que após várias declarações de ódio contra grupos minoritários, foi sujeito a uma campanha liderada pelo grupo Sleeping Giants para sua desmonetização. Após as análises, evidencia-se a emergência de um novo tipo de crise e de estratégias eficazes e ineficazes diante desse cenário. Além disso, a pesquisa proporcionou uma estruturação descritiva das respostas a crises relacionadas ao patrocínio inadvertido do discurso de ódio
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