• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Representações da Alemanha em desenhos e falas de alunos e alunas no ensino bilíngue : um estudo de caso

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GRACE DE BRUM CARDOSO.pdf (2.782Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Cardoso, Grace de Brum
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na década de 50, muitos imigrantes vieram para o Brasil, principalmente, por questões de trabalho, trazendo junto a sua família e a necessidade de uma escola para os filhos e filhas, surgindo assim as primeiras escolas bilíngues no Brasil. Com o passar do tempo, a escola bilíngue deixou de ser direcionada aos estrangeiros e passou a ser uma escolha atrativa para famílias brasileiras. Com o aumento da demanda, aumentou também o número de escolas bilíngues no país. A oferta da Educação Bilíngue está em constante crescimento e é possível encontrar diferentes métodos e programas de ensino, bem como a oferta de diferentes idiomas. Entretanto, não é possível encontrar muitas pesquisas relacionadas ao tema no Brasil, portanto, esta pesquisa visa contribuir, ainda que minimamente, para a expansão de estudos na área de Educação Bilíngue no país e tem como foco colocar os alunos e alunas que fazem parte desse contexto educacional em evidência. A pesquisa apresenta, então, um estudo de caso realizado com estudantes brasileiros que frequentavam uma escola alemã e participavam de um programa bilíngue de imersão, no qual os alunos e alunas aprendiam Alemão como língua estrangeira. Como estudantes de línguas é natural e até mesmo esperado que os alunos e alunas estabeleçam conexões com o idioma e criem imagens/representações sobre aquilo que estão estudando. Logo, o objetivo da pesquisa foi investigar quais representações da Alemanha (língua e cultura) emergiram dos desenhos e falas dos alunos brasileiros imersos nesse contexto educacional bilíngue. A junção de dois métodos combinados: o uso de Grupos Focais somado ao uso dos Métodos Visuais possibilitou a realização da pesquisa. O estudo de caso foi realizado com uma turma de nono ano do ensino fundamental II de uma escola bilíngue da rede privada de ensino da cidade de Curitiba, Paraná. Ao todo foram realizados 3 encontros, onde os alunos e alunas puderam, através tanto dos Grupos Focais, quanto dos desenhos, compartilhar quais imagens/representações da Alemanha foram construídas ao longo dos anos e como essas representações influenciaram no processo de aprendizagem de Alemão como língua estrangeira
     
    Abstract: In the 50's, many immigrants came to Brazil, mainly for work reasons, bringing along their family and the need for a school for their children. The first bilingual schools emerged in Brazil. Over time, the bilingual school was no longer directed to foreigners and became an attractive choice for Brazilian families. With the increase in the demand, the number of bilingual schools in the country has also increased. The offer of Bilingual Education is constantly growing and there are many different teaching methods and programs, as well as the offer of different languages. However, it is not possible to find many research studies related to the theme in Brazil, therefore this master’s thesis aims to contribute, even if minimally, to the expansion of studies in the area of Bilingual Education in the country and focuses on putting the students who are part of this educational context in evidence. The research then presents a case study conducted with Brazilian students who attended a German school and participated in a bilingual immersion program, in which students learned German as a foreign language. As language learners it is natural and even expected for students to establish connections with the language and create images/representations about what they are studying. Therefore, the objective of the research was to investigate which representations of Germany (language and culture) emerged from the drawings and speeches of Brazilian students immersed in this bilingual educational context. The combination of two combined methods: the use of Focus Groups added to the use of Visual Methods made it possible to carry out the research. The case study was conducted with a ninth grade class of elementary school of a bilingual school in the city of Curitiba, Paraná. In all, 3 meetings were held, where the students could, through both the focus groups and the drawings, share which images/representations of Germany were constructed over the years and how these representations influenced the process of learning German as a foreign language
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85816
    Collections
    • Dissertações [423]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV