Compreendendo o passado por meio dos memes : uma relação entre juventude, ciberculturra e cultura histórica
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender como a Cultura Histórica, por meio de memes veiculados pela Cibercultura, contribui para a aprendizagem histórica de jovens estudantes do Ensino Médio. A investigação está situada no campo da Educação Histórica, utilizando elementos da metodologia de pesquisa qualitativa, como a Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 2009) para o recolhimento e codificação dos dados. A investigação aconteceu em uma escola da rede pública estadual, localizada em Curitiba, com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. A partir dos dados, o referencial teórico foi construído. A cibercultura foi delineada a partir de Lévy (1999) e Lemos (2020), relacionando os memes como artefatos culturais da sociedade contemporânea (SHIFMAN, 2014). Baseado em que a Cultura Histórica é a forma que a História é apresentada nos espaços públicos e é a expressão da consciência histórica da sociedade, a teoria é explicitada com as suas dimensões a partir de Jörn Rüsen (2015), articulando a cibercultura por meio dos memes com a Cultura Histórica. A aprendizagem histórica é debatida a partir da apresentação da constituição do pensamento histórico e das possibilidades de constituição do sentido, a partir da matriz das competências do pensamento histórico de Maria Auxiliadora Schmidt (2020b), entendendo que a narrativa histórica é a forma que a consciência histórica é expressa pelos indivíduos. Os locais de aprendizagem também são desenvolvidos a partir de Stephanie Anderson (2017) apresentando a ideia de que os memes também podem ser considerados locais de aprendizagem. A investigação também aconteceu com a utilização da Aula Histórica (SCHMIDT, 2020b) com jovens estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual do Paraná, localizada em Curitiba, no ano de 2022, analisando produções textuais e memes produzidos por eles, como narrativas históricas. As análises auxiliaram no desenvolvimento da questão de pesquisa proposta, com a identificação de como os memes por meio da Cibercultura possuem elementos da Cultura Histórica e impactam a constituição de sentido dado ao passado pelos jovens estudantes Abstract: This research aims to understand how Historical Culture, through memes disseminated by Cyberculture, contributes to the historical learning of young high school students. The investigation is situated within the field of Historical Education, utilizing elements of qualitative research methodology, such as Grounded Theory (CHARMAZ, 2009), for data collection and coding. The research took place in a public school located in Curitiba, with students from the 1st year of high school. The theoretical framework was constructed based on the collected data. Cyberculture was outlined according to Lévy (1999) and Lemos (2020), linking memes as cultural artifacts of contemporary society (SHIFMAN, 2014). Building upon the understanding that Historical Culture is the way history is presented in public spaces and is an expression of society's historical consciousness, the theory is explained along with its dimensions following Jörn Rüsen (2015), connecting cyberculture through memes with Historical Culture. Historical learning is discussed based on the presentation of the formation of historical thinking and the possibilities for constructing meaning, following the framework of historical thinking competences by Maria Auxiliadora Schmidt (2020b), considering that historical narrative is how historical consciousness is expressed by individuals. The spaces of learning are also developed according to Stephanie Anderson (2017), introducing the idea that memes can also be considered learning spaces. The research also involved the use of the Historical Lesson (SCHMIDT, 2020b) with young 1st-year high school students from a public state school in Paraná, located in Curitiba, in the year 2022, analyzing textual productions and memes created by them as historical narratives. The analyses contributed to the development of the proposed research question, identifying how memes through Cyberculture contain elements of Historical Culture and impact the formation of meaning attributed to the past by young students
Collections
- Dissertações [928]