De cobaias a pesquisadoras : trajetos insubordinados de intelectuais travestis e transexuais
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o deslocamento feito por travestis e mulheres transexuais, negras e brancas, no espaço acadêmico, saindo da condição de objetos de estudo para se tornarem pesquisadoras Para tanto, buscou-se estabelecer aproximação entre diversas áreas do conhecimento, como os estudos das relações étnico- raciais, os estudos de gênero e diversidade sexual, os estudos feministas, o transfeminismo, estudos decoloniais e o movimentos social de travestis e mulheres transexuais. Desse modo, o trabalho se caracteriza por uma ampla pesquisa bibliográfica, procurando identificar em vários períodos da história do país, a presença de travestis e mulheres transexuais, negras e brancas, com formação acadêmica/escolar ou não, consideradas aqui produtoras de conhecimento cientifico, deslocadas de uma visão cristalizada e reducionista, muitas vezes, associada ao espaço acadêmico. A metodologia foi dividida em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica e outra fazendo a análise de três trabalhos acadêmicos de pós-graduação, sendo duas teses (com defesas em 2012 e 2017, respectivamente) e uma dissertação (com defesa em 2015), como parte de um planejamento metodológico consciente e informado Abstract: This research aims to comprehend the journey undertaken by Black and White transexual women and travestis within the academic space, from being subjects of study to becoming researchers. To achieve this, an interdisciplinary approach was adopted, bridging various fields of knowledge, including ethnic-racial studies, gender and sexual diversity studies, feminist studies, transfeminism, decolonial studies, and the social movements of transexual women and travestis. Consequently, this work is characterized by an extensive literature review, aiming to trace the presence of academically trained and non-trained Black and White transgender women and travestis throughout different periods in the country's history, recognizing them as producers of scientific knowledge, shifting away from a crystallized and reductionist perspective often associated with the academic environment. The methodology was divided into two stages: a comprehensive literature review and the analysis of three postgraduate academic works, comprising two theses (defended in 2012 and 2017, respectively) and one dissertation (defended in 2015), as part of a deliberate and informed methodological plan
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