Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimer, Tania Teresinha Brunspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorSilva, Beatriz Regina Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-08T16:57:29Z
dc.date.available2023-12-08T16:57:29Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85522
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Drª Tania T. Bruns Zimerpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa qualitativa analisou 13 trabalhos apresentados nos anos de 2013, 2016 e 2019 do Encontro Nacional de Educação Matemática que relacionaram a Educação Matemática Crítica com o uso da Modelagem Matemática, tendo como questão investigar como ocorre a associação da Modelagem Matemática com a Educação Matemática Crítica em trabalhos apresentados nas edições XI, XII e XIII do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)?. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica por meio de uma revisão sistemática de mapeamento. Para analisar os trabalhos, tomou-se como referencial teórico Skovsmose (2014) para entender no que consiste a Educação Matemática Crítica e as concepções de Modelagem Matemática para os seguintes autores: Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa, Ademir Donizeti Caldeira, Otávio Roberto Jacobini, Rodney C.Bassanezi e Maria Salett Biembengutpt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research has analyzed 13 works presented in the years 2013, 2016 and 2019 of the National Meeting of Mathematics Education, that related Critical Mathematics Education with the use of Mathematical Modeling. The methodology of literature review was used through a mapping review. To analyze the works, Skovsmose (2014) was taken as a theoretical reference to understand what Critical Mathematics Education and the conceptions of Mathematical Modeling for the following authors consist of: Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa, Ademir Donizeti Caldeira, Otávio Roberto Jacobini, Rodney C.Bassanezi and Maria Salett Biembengutpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAprendizagem - Matemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemática - Teoria e aplicaçõespt_BR
dc.subjectMatemática - Bibliografiapt_BR
dc.titleO uso da modelagem matemática associado à educação Matemática críticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples