• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso da modelagem matemática associado à educação Matemática crítica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G BEATRIZ REGINA SANTOS DA SILVA.pdf (710.3Kb)
    Data
    2022
    Autor
    Silva, Beatriz Regina Santos da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa qualitativa analisou 13 trabalhos apresentados nos anos de 2013, 2016 e 2019 do Encontro Nacional de Educação Matemática que relacionaram a Educação Matemática Crítica com o uso da Modelagem Matemática, tendo como questão investigar como ocorre a associação da Modelagem Matemática com a Educação Matemática Crítica em trabalhos apresentados nas edições XI, XII e XIII do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM)?. Foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica por meio de uma revisão sistemática de mapeamento. Para analisar os trabalhos, tomou-se como referencial teórico Skovsmose (2014) para entender no que consiste a Educação Matemática Crítica e as concepções de Modelagem Matemática para os seguintes autores: Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa, Ademir Donizeti Caldeira, Otávio Roberto Jacobini, Rodney C.Bassanezi e Maria Salett Biembengut
     
    Abstract: This research has analyzed 13 works presented in the years 2013, 2016 and 2019 of the National Meeting of Mathematics Education, that related Critical Mathematics Education with the use of Mathematical Modeling. The methodology of literature review was used through a mapping review. To analyze the works, Skovsmose (2014) was taken as a theoretical reference to understand what Critical Mathematics Education and the conceptions of Mathematical Modeling for the following authors consist of: Dionísio Burak, Jonei Cerqueira Barbosa, Ademir Donizeti Caldeira, Otávio Roberto Jacobini, Rodney C.Bassanezi and Maria Salett Biembengut
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85522
    Collections
    • Matemática [76]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais : em busca do brincar 

      Silva, Tamyris Caroline da, 1990- (2020)
      Resumo: O presente trabalho é relativo à uma investigação de natureza qualitativa sobre a percepção do brincar em aulas de Matemática de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participaram de um curso de ...
    • Trajetórias de formação (1930-1970) : da criação de grupos de estudo ao curso de matemática da Universidade Católica de Pelotas - RS 

      Moreira, Laura Leal (2022)
      Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo tecer compreensões sobre a formação, atuação de professores e a institucionalização do primeiro curso superior de formação de professores de matemática, criado em 1960, no âmbito da ...
    • Uma análise do pensamento egípcio nos problemas 24, 25, 26, 27 e 28 do papiro de Rhind, 2019 

      Dalarmi, Tatiana Tortato (2019)
      Resumo: Este trabalho apresenta a análise de alguns problemas de 'aha' quantidade encontrados no Papiro Rhind. Para isso situamos a época e as circunstâncias em que os problemas do Papiro Rhind foram escritos, considerando ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV