Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSouza, Priscila Marcante dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-21T21:22:13Z
dc.date.available2023-12-21T21:22:13Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85265
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/05/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As recentes mudanças nos documentos normativos brasileiros, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), orientam que os estudantes sejam letrados cientificamente ao final da Educação Básica. Os pressupostos e enfoques para Letramento Científico nas práticas educativas de Ciências da Natureza são mencionados no documento a partir do primeiro ano do ensino fundamental. O que leva esta pesquisa a problematizar se é possível encontrar indicativos para o Letramento Científico já na etapa da Educação Infantil (EI) e de que forma o planejamento docente pode manifestá-los. Filiando-se ao referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso de vertente francesa, entende-se que discurso é efeito de sentidos entre locutores e por meio desta perspectiva espera-se analisar se a noção de Letramento Científico pode ser concebida desde o início do processo da educação. O objetivo geral desta dissertação reside em compreender as noções de Letramento Científico na Educação Infantil por meio de efeitos de sentido que podem ser produzidos pelo planejamento docente. Destacam-se nos objetivos específicos: Analisar nos documentos oficiais, normativos e curriculares, como os campos de experiências podem fomentar indícios para o Letramento Científico; Apontar possíveis elementos de Letramento Científico nos planos de aula do ensino das turmas da EI 4 anos e EI 5 anos de uma escola no município de Curitiba; Identificar que efeitos de sentido para a prática educativa na Educação Infantil podem aproximar-se ao Letramento Científico e vida cotidiana. Em termos metodológicos, o estudo foi realizado por meio de uma abordagem documental em uma escola do município de Curitiba, com turmas da Educação Infantil, envolvendo a análise de planos de aula de três turmas da EI 5 anos e mais três turmas da EI 4 anos, as quais constituem o principal corpus de análise. Nesse contexto, primeiramente, foram analisados os documentos oficiais da Educação Básica, delineando os conceitos de Letramento Científico na etapa do Ensino Fundamental e propondo aproximações com os campos de experiência da Educação Infantil. Após, analisou-se os planejamentos da escola e os planos de aula das professoras regentes da Educação Infantil identificando os elementos aproximativos (possíveis indicativos) do Letramento Científico. Os resultados indicam que, após a observação de cada Plano de Aula da EI 4 e 5 anos, há indícios e atividades dirigidas pelas professoras regentes que incidem sobre o Letramento Científico. Nas atividades dirigidas no espaço educativo ou laboratório da instituição, constam objetos de conhecimentos Ciências da Natureza e noções de letramento, que podem contribuir para construírem as explicações científicas para os fenômenos naturais, porém com linguagem adaptada à faixa etária das crianças pequenas. Conclui-se que a aproximação das noções de Letramento Científico na etapa da Educação Infantil de 4 e 5 anos, por meio da linguagem, pode contribuir para a formação crítica inicial de crianças pequenas e consequentemente prepará-las para as etapas posteriores da educação básica e sobretudo para vivência em sociedade. Há, entretanto, necessidade de mais estudos para uma análise mais ampla de outros anos da educação infantil, a fim de compreender a partir de que momento essa aproximação pode ser realizada na formação das crianças bem pequenas ainda.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The recent changes in Brazilian normative documents, through the National Common Curriculum Base (BNCC), guide students to be scientifically literate at the end of Basic Education. The assumptions and approaches to Scientific Literacy in the educational practices of Natural Sciences are mentioned in the document from the first year of elementary school. This leads this research to problematize whether it is possible to find indications for Scientific Literacy already in the Early Childhood Education (EI) stage and how teacher planning can manifest them. Affiliating to the theoretical-methodological framework of French Discourse Analysis, it is understood that discourse is an effect of meanings between speakers and through this perspective it is expected to analyze whether the notion of Scientific Literacy can be conceived from the beginning of the education process. The general objective of this dissertation is to understand the notions of Scientific Literacy in Early Childhood Education through the effects of meaning that can be produced by teacher planning. The specific objectives are: Analyze in the official, normative and curricular documents, how the fields of experiences can foster indications for Scientific Literacy; Point out possible elements of Scientific Literacy in the lesson plans of the teaching of EI 4 years and EI 5 years classes of a school in the municipality of Curitiba; Identify what effects of meaning for educational practice in Early Childhood Education can approach Scientific Literacy and everyday life. In methodological terms, the study was carried out through a documentary approach in a school in the municipality of Curitiba, with classes of Early Childhood Education, involving the analysis of lesson plans of three classes of EI 5 years and three more classes of EI 4 years, which constitute the main corpus of analysis. In this context, the official documents of Basic Education were first analyzed, outlining the concepts of Scientific Literacy in the stage of Elementary Education and proposing approximations with the fields of experience of Early Childhood Education. Afterwards, the school's plans and the lesson plans of the teachers of Early Childhood Education were analyzed, identifying the approximate elements (possible indications) of Scientific Literacy. The results indicate that, after observing each Lesson Plan of EI 4 and 5 years, there are indications and activities directed by the regent teachers that focus on Scientific Literacy. In the activities directed in the educational space or laboratory of the institution, there are objects of knowledge of Natural Sciences and notions of literacy, which can contribute to the construction of scientific explanations for natural phenomena, but with language adapted to the age group of young children. It is concluded that the approximation of the notions of Scientific Literacy in the stage of Early Childhood Education of 4 and 5 years, through language, can contribute to the initial critical formation of young children and consequently prepare them for the later stages of basic education and especially for living in society. There is, however, a need for further studies for a broader analysis of other years of early childhood education, in order to understand from what moment this approach can be realized in the formation of very young children.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEducação de crianças - Currículospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAproximações do letramento científico na educação infantil : discursos em análisept_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples