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    Da proposta de reforma sindical no governo Lula (2005) à reforma trabalhista no governo Temer (2017) : a projeção para o sindicalismo dos trabalhadores no Brasil

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    R - T - ANA MARIA MAXIMILIANO.pdf (2.374Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Maximiliano, Ana Maria
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta tese trata do direito sindical, ou de maneira mais específica da formação e manutenção da estrutura dos sindicatos, tendo como foco a unicidade, a contribuição obrigatória sindicais, bem como a sindicalização por categoria. Em diferentes governos brasileiros, foram elaborados Projetos de Lei (PL) e Propostas de Emenda Constitucional (PEC) para a alteração desta estrutura, a qual, no entanto, manteve-se até o ano de 2017, quando, por meio da Lei n° 13.467/2017, foi extinta a obrigatoriedade da contribuição sindical. Diante dessa realidade, são analisadas as discursividades: (i) da proposta de reforma sindical no primeiro mandato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2005), por meio das conclusões elaboradas pelo Fórum Nacional do Trabalho (FNT), em conjunto com os consensos e dissensos entre os representantes das centrais sindicais; e (ii) da reforma trabalhista realizada no mandato de Michel Temer (2017), oportunidade em que foi extinta a obrigatoriedade da contribuição sindical. A par da análise da proposta e da reforma efetivada, são descritos os planos de governo, a partir dos quais se pôde observar a linha de desenvolvimentismo adotada, bem como a consideração de outros sistemas de estrutura sindical. A identificação destes elementos, que circundaram e influenciaram a alteração da estrutura sindical, propicia a investigação das produções teóricas voltadas para a América Latina consistentes: na teoria desenvolvimentista, elaborada por Celso Furtado, e na colonialidade jurídica, por meio da apresentação da Teoria da Colonialidade do Poder, elaborada por Aníbal Quijano, e das propostas decoloniais desenvolvidas por Walter Mignolo e Boaventura de Sousa Santos. O objetivo da abordagem destas duas vertentes teóricas latino-americanas é o de possibilitar uma projeção para o tratamento da institucionalidade sindical com uma natureza social-desenvolvimentista e decolonial, considerando dois casos nacionais: o caso dos trabalhadores por plataforma e o caso dos trabalhadores terceirizados.
     
    Abstract: This thesis deals with trade union law, or more specifically the formation and maintenance of the structure of trade unions, focusing on unicity, mandatory union dues, as well as unionization by category. In different Brazilian governments, Bills (PL) and Constitutional Amendment Proposals (PEC) were drafted to change this structure, which, however, remained until 2017, when, through Law No. 13,467/2017, the mandatory union contribution was extinguished. In view of this reality, the following discourses are analyzed: (i) the proposal for union reform in the first term of Luiz Inácio Lula da Silva's government (2005), through the conclusions drawn up by the National Labour Forum (FNT), together with the consensus and dissent among the representatives of the trade union federations; and (ii) the labour reform carried out in Michel Temer's term (2017), when the mandatory union contribution was abolished. In addition to the analysis of the proposal and the reform carried out, the government plans are described, from which it was possible to observe the line of developmentalism adopted, as well as the consideration of other union structure systems. The identification of these elements, which have surrounded and influenced the change in the trade union structure, provides an investigation of theoretical productions focused on Latin America consisting of the developmentalist theory, elaborated by Celso Furtado, and legal coloniality, through the presentation of the Theory of the Coloniality of Power, elaborated by Aníbal Quijano, and the decolonial proposals developed by Walter Mignolo and Boaventura de Sousa Santos. The aim of the approach of these two Latin American theoretical strands is to enable a projection for the treatment of trade union institutionality with a social-developmentalist and decolonial nature, considering two national cases: the case of platform workers and the case of outsourced workers.
     
    Resumen: Esta tesis trata del derecho sindical, o más específicamente de la formación y mantenimiento de la estructura de los sindicatos, centrándose en la unicidad, la cuota sindical obligatoria, así como la sindicalización por categorías. En diferentes gobiernos brasileños, se elaboraron Proyectos de Ley (PL) y Propuestas de Enmienda Constitucional (PEC) para cambiar esta estructura, que, sin embargo, se mantuvo hasta 2017, cuando, a través de la Ley nº 13.467/2017, se extinguió la cuota sindical obligatoria. Ante esta realidad, se analizan los siguientes discursos: (i) la propuesta de reforma sindical en el primer mandato del gobierno de Luiz Inácio Lula da Silva (2005), a través de las conclusiones elaboradas por el Foro Nacional del Trabajo (FNT), junto con los consensos y disensos entre los representantes de las centrales sindicales; y (ii) la reforma laboral llevada a cabo en el mandato de Michel Temer (2017), cuando se extinguió la contribución sindical obligatoria. Además del análisis de la propuesta y de la reforma realizada, se describen los planes de gobierno, a partir de los cuales fue posible observar la línea de desarrollismo adoptada, así como la consideración de otros sistemas de estructura sindical. La identificación de estos elementos, que rodearon e influyeron en la alteración de la estructura sindical, proporciona una investigación de las producciones teóricas centradas en América Latina consistentes en: la teoría desarrollista, elaborada por Celso Furtado, y la colonialidad jurídica, a través de la presentación de la Teoría de la Colonialidad del Poder, elaborada por Aníbal Quijano, y las propuestas decoloniales desarrolladas por Walter Mignolo y Boaventura de Sousa Santos. El abordaje de estas dos vertientes teóricas latinoamericanas tiene como objetivo posibilitar una proyección para el tratamiento de la institucionalidad sindical con carácter social-desarrollista y decolonial, considerando dos casos nacionales: el caso de los trabajadores de plataforma y el caso de los trabajadores tercerizados.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85229
    Collections
    • Teses [318]

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