Identidades na educação : como questões identitárias aparecem no contexto pibidiano e sua importância na formação de professores de língua inglesa
Resumo
Resumo: Diversas pesquisas na Linguística Aplicada têm apontado para a importância de se investigar questões de identidade no ensino de línguas estrangeiras. Neste contexto, se apresenta como fundamental pensar o período de formação docente inicial ligado a questões identitárias dos professores-em-formação. As disciplinas de estágio obrigatório supervisionado do currículo do curso permitem aos alunos e alunas da graduação entrarem em contato com a realidade das escolas públicas. As observações, práticas e discussões dentro dessas disciplinas são muito importantes para que seja possível refletir sobre o contexto que alunos e professores encontram em suas práticas escolares. Porém, muitos desses alunos e alunas da graduação sentem a necessidade de outras experiências de docência para além dessas disciplinas obrigatórias, e é nesse contexto que se insere o PIBID nas licenciaturas. Pesquisar projetos como o PIBID e a formação de professores de língua estrangeira em universidades brasileiras é importante, portanto, por trazer a possibilidade de investigar e procurar mudar o contexto de ensino de inglês nas escolas no país. O objetivo desta pesquisa, assim, é pesquisar como alunos da licenciatura que fazem parte do PIBID entendem questões identitárias em suas práticas. O contexto pesquisado foi de um edital do programa com discentes do curso de licenciatura em Letras Inglês de uma universidade no sul do Brasil. O estudo foi interpretativista, qualitativo e de cunho etnográfico, onde os alunos professores-em-formação tiveram contato com pesquisas sobre a identidade profissional de professores de inglês e as relacionaram com sua experiência pessoal dentro do PIBID. A pesquisa mostrou, ao final, como o programa se apresenta como uma base importante para os discentes que participam, mas também como um caminho no qual a ponte entre os muros da universidade e das escolas da rede pública é reforçada e basilar para que o ensino alcance melhores resultados. Abstract: There is a plethora of studies in the Applied Linguistics area that have been arguing on the importance of searching identity issues in language teaching. Because of that, the initial teacher education time period is an essential issue to discuss. Disciplines of mandatory internship from the course curriculum allow undergraduates to have a first sight of the reality they will find in schools. The observations, practices and discussions among these disciplines are important so they can reflect on the real context of teaching in schools. Yet a wide range of these undergraduate students feel the need for other teaching experiences, which can be provided in Brazil by programs such as PIBID. Researches on that context are fundamental, in this way, because they bring the possibility of investigating and therefore changing the context of English teaching in Brazilian schools. The present study was interpretative, qualitative and ethnographic. The main objective of this research is then to investigate identity in the undergraduate context of students that are part of the PIBID teaching training program, particularly how they perceive their teaching identities. The focus was undergraduates from the Letras Inglês course in a southern Brazilian university, which were presented to a number of researches on the identity of teachers and identity on the teaching practice. They were invited, in that sense, to reflect upon their own experience. The study indicated the importance of the PIBID program in the teacher training of the undergraduates who are part of it. Moreover, it illustrates a key bridge between the walls of the universities and the schools that can allow teaching with better results.
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