dc.contributor.advisor | Schneider, Gabriela, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Elias, Débora Charneski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T17:19:28Z | |
dc.date.available | 2023-11-20T17:19:28Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85003 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Gabriela Schneider | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa sobre o perfil docente dos profissionais que lecionam Ciências Biológicas no Brasil é de extrema importância porque pode proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas voltadas à educação. O objetivo deste trabalho é identificar quem são os docentes de Ciências Biológicas no Brasil, levando em consideração parâmetros como: sexo, idade, raça/cor, formação superior e tipo de vínculo trabalhista. Os resultados da pesquisa demonstraram uma incidência elevada de docentes do sexo feminino e brancas, apresentando faixa etária de 34 a 40 anos e com ensino superior completo. A subrepresentatividade de minorias raciais apresenta-se de forma marcante na docência em Ciências Biológicas e há um elevado nível de contratação de profissionais com vínculo temporário e terceirizado sem formação na área vinculando, desta maneira, em precarização do trabalho e da educação no Brasil | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Professores de biologia - Formação | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Perfil docente no Brasil : um retrato dos professores que ministram aulas de ciências biológicas | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |