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dc.contributor.advisorStremel, Silvanapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorChalus, Rafaela Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T20:15:28Z
dc.date.available2023-12-22T20:15:28Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84998
dc.descriptionOrientadora: Profª Dra. Silvana Stremelpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/06/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 129-157pt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais características teóricoepistemológicas de teses e dissertações sobre políticas de avaliação em larga escala da alfabetização, defendidas em programas acadêmicos de Pós-Graduação em Educação no Brasil. O referencial teórico baseia-se em uma perspectiva pluralista e tem aportes nas contribuições de autores que discutem sobre a metapesquisa e o enfoque das epistemologias da política educacional (MAINARDES, 2021; MAINARDES; TELLO, 2016; TELLO; MAINARDES, 2015a), as diferentes epistemologias na produção do conhecimento (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006; LOSADA; CASAS CASAS, 2008), as políticas de avaliação em larga escala (FREITAS et al., 2019; GATTI, 2013; SCHNEIDER, 2013), e acerca da alfabetização (SOARES, 2019; MORTATTI, 2010). Os procedimentos metodológicos que envolveram a metapesquisa foram: a) levantamento de teses e dissertações sobre políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em plataformas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no período de 1987 a 2021; b) organização dos trabalhos localizados em categorias; c) análise das características teóricoepistemológicas das teses e dissertações que abordaram a avaliação em larga escala da alfabetização enquanto política educacional, a partir da leitura dos textos na íntegra. As características teórico-epistemológicas analisadas foram as seguintes: nível de abrangência, tipo de pesquisa, perspectiva epistemológica, posicionamento epistemológico, enfoque epistemetodológico, níveis de abstração, referenciais teórico-conceituais sobre política educacional, avaliação em larga escala e alfabetização, elementos da ético-ontoepistemologia. A pesquisa teve como resultado a localização de 87 teses e dissertações que se dedicaram ao estudo da avaliação em larga escala da alfabetização. Esses trabalhos foram organizados em dez categorias. A análise das características teórico-epistemológicas se concentrou nas pesquisas incluídas na Categoria 1 - Avaliação em larga escala da alfabetização enquanto política educacional (24 trabalhos na íntegra). Na análise das características teórico-epistemológicas foi possível concluir que: a) os níveis de abrangência nacional e local foram os mais estudados; b) em relação à abordagem metodológica quanto à natureza dos dados, predominam as pesquisas qualitativas. Quanto às técnicas de coleta e análise de dados, há predominância da combinação de duas ou mais técnicas (teórica, documental e empírica); c) poucos trabalhos fazem a explicitação das suas perspectivas epistemológicas. A perspectiva mais utilizada nos trabalhos é o pluralismo (teorização combinada); d) o posicionamento analítico é o mais presente nas teses e dissertações; e) poucos trabalhos atingem o nível de abstração correspondente ao de compreensão; f) em relação aos aspectos teórico-conceituais sobre política educacional, avaliação em larga escala e alfabetização, foi possível identificar que nem todos os trabalhos elaboraram uma discussão específica sobre política educacional e sobre alfabetização; g) no que diz respeito aos elementos da ético-ontoepistemologia, constatamos que são poucas as pesquisas que trazem uma discussão ou preocupação com a explicitação das questões éticas na pesquisa, bem como dos pressupostos ontológicos. As conclusões desta pesquisa levam a enfatizar a necessidade do aprofundamento das questões teórico-epistemológicas da pesquisa na formação de pesquisadores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research to analyze the main theoretical-epistemological characteristics of theses and dissertations on large-scale literacy assessment policies, defended in academic programs of Graduate Studies in Education in Brazil. The theoretical framework is based on a pluralistic perspective and contributions of authors who discuss metaresearch and the approach of epistemologies of educational policy (MAINARDES, 2021; MAINARDES; TELLO, 2016; TELLO; MAINARDES, 2015a), on the different epistemologies in the production of knowledge (SÁNCHEZ GAMBOA, 2006; LOSADA; CASAS CASAS, 2008), on large-scale assessment policies (FREITAS et al., 2019; GATTI, 2013; SCHNEIDER, 2013), and about literacy (SOARES, 2019; MORTATTI, 2010). The methodological procedures that involved the meta-research were: a) survey of theses and dissertations on large-scale literacy assessment policies in platforms of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), in the period from 1987 to 2021; b) organization of work located in categories; c) analysis of the theoretical-epistemological characteristics of the theses and dissertations that addressed the large-scale evaluation of literacy as an educational policy, from the reading of the texts in full. The theoretical-epistemological characteristics analyzed were the following: level of coverage, type of research, epistemological perspective, epistemological positioning, epistememethodological approach, levels of abstraction, theoretical-conceptual references on educational policy, large-scale evaluation and literacy, elements of ethical-ontoepistemology. The research resulted in the location of 87 theses and dissertations that were dedicated to the study of large-scale assessment of literacy. These works were organized into ten categories. The analysis of the theoretical-epistemological characteristics focused on the researches included in Category 1 - Large-scale evaluation of literacy as an educational policy (24 works in full). In the analysis of the theoretical-epistemological characteristics it was possible to conclude that: a) the levels of national and local coverage were the most studied; b) in relation to the methodological approach regarding the nature of the data, qualitative research predominates. Regarding data collection and analysis techniques, there is a predominance of the combination of two or more techniques (theoretical, documental and empirical); c) few studies make explicit their epistemological perspectives. The most used perspective in the works is pluralism (combined theorizing); d) the analytical positioning is the most present in theses and dissertations; e) few works reach the level of abstraction corresponding to that of comprehension; f) in relation to the theoretical-conceptual aspects of educational policy, large-scale assessment and literacy, it was possible to identify that not all studies elaborated a specific discussion on educational policy and literacy; g) with regard to the elements of ethical-ontoepistemology, we found that there are few studies that bring a discussion or concern with the explicitness of ethical issues in research, as well as ontological assumptions. The conclusions of this research lead to emphasize the need of deepening the theoretical-epistemological issues of research in the training of researchers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMetapesquisa no campo da política educacional : as políticas de avaliação em larga escala da alfabetização em focopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


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