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dc.contributor.advisorRechia, Simone, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorNeca, Bruno David Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T13:39:34Z
dc.date.available2023-12-22T13:39:34Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84951
dc.descriptionOrientador(a): Profa. Dra. Simone Rechiapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 24/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 204-211pt_BR
dc.description.abstractResumo: O tema desta pesquisa reflete sobre as relações entre educação, lazer e os espaços públicos das cidades. Desse modo, a análise parte da cultura corporal de movimento, enquanto possibilidade de desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania com/no ambiente em que habita. Nesse sentido, o objetivo geral foi identificar os processos educativos que emergem nos espaços públicos de lazer, a partir das práticas da cultura corporal de movimento. Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: a) Localizar as práticas da cultura corporal de movimento desenvolvidas pela população nesse espaço público de lazer; b) Selecionar práticas corporais que potencializam processos educativos, c) Discutir os processos educativos que emergem nesses espaços, a partir da cultura corporal de movimento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Em sua primeira fase utilizou-se da observação participante com registros em diários de campo. Na segunda fase, utilizou-se da técnica de entrevistas visando aprofundar as análises das observações. A partir da análise dos dados surgiram as seguintes categorias de análises: vivenciar para (re)conhecer os espaços públicos de lazer das cidades; ensinar e aprender as inventividades com os espaços públicos e equipamentos de lazer; e o potencial educativo dos espaços públicos das cidades com a cultura corporal de movimento. As categorias analisadas evidenciaram a importância das experiências nos espaços públicos de lazer para reconhecer a relevância dos elementos que o compõem, as culturas que se desenvolvem neles e as possibilidades de práticas corporais inventivas. Além disso, a presença de professores e outras pessoas experientes nesses ambientes podem potencializar o aspecto educativo desses espaços. Conclui-se que lazer e educação estão interligados e contribuem para o desenvolvimento humano com o meio ambiente, especialmente quando os espaços possuem qualidade, diversidade, segurança, acessibilidade, material de apoio e pessoas que estimulam, ensinam e aprendem juntas. A diversidade de práticas corporais da cultura corporal de movimento emerge quando a população tem a oportunidade de se apropriar dos espaços e equipamentos de lazer, promovendo o desenvolvimento humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The theme of this research reflects on the relationship between education, leisure and public spaces. Thus, the analysis starts from the practices of the corporal culture of the movement, as a possibility of personal development and exercise of citizenship with/in the environment in which it lives. In this sense, the general objective was to identify the educational processes that emerge in public leisure spaces, from the practices of the corporal culture of the movement. For that, the research considered the following specific objectives: a) Locating practices of the corporal culture of the movement developed by the population in this public leisure space; b) Select corporal practices that enhance educational processes, c) Discuss the educational processes that emerge in this spaces, from the corporal culture of the movement. This is a research with a qualitative approach. In its first phase, participant observation was used with records in field diaries. In the second phase, the technique of interviews was used in order to deepen the analyzes of the observations. From the analysis of the data, the following categories of analysis emerged: experience to (re)know the public spaces of leisure in the cities; teaching and learning inventiveness with public spaces and leisure equipment; and the educational potential of public leisure spaces with the corporal culture of movement. The analyzed categories showed the importance of experiences in public leisure spaces to recognize the relevance of the elements that compose it, the cultures that develop in them and the possibilities of inventive corporal practices. In addition, the presence of teachers and other experienced people in these environments can enhance the educational aspect of these spaces. It is concluded that leisure and education are interconnected and contribute to human development with the environment, especially when spaces have quality, diversity, safety, accessibility, support material and people who stimulate, teach and learn together. The diversity of corporal practices of the corporal culture of movement emerges when the population has the opportunity to appropriate leisure spaces and equipment, promoting human development.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação pelo movimentopt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectEducação fisicapt_BR
dc.subjectLazer e educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação nos espaços públicos de lazer a partir da cultura corporal de movimentopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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