Educação nos espaços públicos de lazer a partir da cultura corporal de movimento
Resumo
Resumo: O tema desta pesquisa reflete sobre as relações entre educação, lazer e os espaços públicos das cidades. Desse modo, a análise parte da cultura corporal de movimento, enquanto possibilidade de desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania com/no ambiente em que habita. Nesse sentido, o objetivo geral foi identificar os processos educativos que emergem nos espaços públicos de lazer, a partir das práticas da cultura corporal de movimento. Para tanto, a pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: a) Localizar as práticas da cultura corporal de movimento desenvolvidas pela população nesse espaço público de lazer; b) Selecionar práticas corporais que potencializam processos educativos, c) Discutir os processos educativos que emergem nesses espaços, a partir da cultura corporal de movimento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa. Em sua primeira fase utilizou-se da observação participante com registros em diários de campo. Na segunda fase, utilizou-se da técnica de entrevistas visando aprofundar as análises das observações. A partir da análise dos dados surgiram as seguintes categorias de análises: vivenciar para (re)conhecer os espaços públicos de lazer das cidades; ensinar e aprender as inventividades com os espaços públicos e equipamentos de lazer; e o potencial educativo dos espaços públicos das cidades com a cultura corporal de movimento. As categorias analisadas evidenciaram a importância das experiências nos espaços públicos de lazer para reconhecer a relevância dos elementos que o compõem, as culturas que se desenvolvem neles e as possibilidades de práticas corporais inventivas. Além disso, a presença de professores e outras pessoas experientes nesses ambientes podem potencializar o aspecto educativo desses espaços. Conclui-se que lazer e educação estão interligados e contribuem para o desenvolvimento humano com o meio ambiente, especialmente quando os espaços possuem qualidade, diversidade, segurança, acessibilidade, material de apoio e pessoas que estimulam, ensinam e aprendem juntas. A diversidade de práticas corporais da cultura corporal de movimento emerge quando a população tem a oportunidade de se apropriar dos espaços e equipamentos de lazer, promovendo o desenvolvimento humano. Abstract: The theme of this research reflects on the relationship between education, leisure and public spaces. Thus, the analysis starts from the practices of the corporal culture of the movement, as a possibility of personal development and exercise of citizenship with/in the environment in which it lives. In this sense, the general objective was to identify the educational processes that emerge in public leisure spaces, from the practices of the corporal culture of the movement. For that, the research considered the following specific objectives: a) Locating practices of the corporal culture of the movement developed by the population in this public leisure space; b) Select corporal practices that enhance educational processes, c) Discuss the educational processes that emerge in this spaces, from the corporal culture of the movement. This is a research with a qualitative approach. In its first phase, participant observation was used with records in field diaries. In the second phase, the technique of interviews was used in order to deepen the analyzes of the observations. From the analysis of the data, the following categories of analysis emerged: experience to (re)know the public spaces of leisure in the cities; teaching and learning inventiveness with public spaces and leisure equipment; and the educational potential of public leisure spaces with the corporal culture of movement. The analyzed categories showed the importance of experiences in public leisure spaces to recognize the relevance of the elements that compose it, the cultures that develop in them and the possibilities of inventive corporal practices. In addition, the presence of teachers and other experienced people in these environments can enhance the educational aspect of these spaces. It is concluded that leisure and education are interconnected and contribute to human development with the environment, especially when spaces have quality, diversity, safety, accessibility, support material and people who stimulate, teach and learn together. The diversity of corporal practices of the corporal culture of movement emerges when the population has the opportunity to appropriate leisure spaces and equipment, promoting human development.
Collections
- Teses [374]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...