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    Percepções de profissionais que atuam na docência em educação física sobre o ensino remoto para crianças pequenas

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    R - D - TAISA HELENA JOCHINSEIN.pdf (2.128Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Jochinsein, Taísa Helena
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: objetivo principal analisar os saberes que nortearam a ação pedagógica de professores de Educação Física com crianças pequenas, durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de COVID-19, no recorte temporal compreendido entre os anos de 2020 e 2022. O problema de pesquisa encontra-se assentado na seguinte questão: de que forma e com que meios os professores e professoras de Educação Física, no município de Campo Largo, Paraná, se (re)inventaram em suas práticas pedagógicas com crianças pequenas, por meio do ensino remoto mediado por telas virtuais durante o período pandêmico em que o isolamento social se fez regra e norma social? Como ancoragem teórica, o estudo se reportou a autores e autoras como Corsaro (2011), De Paula (2021), Wallon (2007) e Santos (2020) com a finalidade de elucidar alguns aspectos sobre corpo, linguagem e a educação infantil. Para embasar o conteúdo acerca dos saberes docentes foi utilizado o conceito de 'estratégias de sobrevivência' presente nos estudos de Charlot (2000, 2013). Para a produção dos dados foram utilizados como instrumentos metodológicos a roda de conversa on-line com alguns professores e a entrevista semi-estruturada com os professores formados em Educação Física, que representam a amostra total de indivíduos com essa característica profissional, atuantes na rede de ensino municipal de Campo Largo, especificamente, com Educação Infantil. Para a análise dos dados coletados, foi empregada a análise temática sugerida por Braun e Clark (2006).
     
    Abstract: Perceptions of professionals who work in Physical Education teaching on Remote Teaching for young children, is linked to the research line LiCorEs - Language, Body and Aesthetics in Education, of the Graduate Program in Education (PPGE ) of the Federal University of Paraná (UFPR) and its main objective is to analyze the knowledge that guided the pedagogical action of Physical Education teachers with young children, during the period of social isolation resulting from the COVID-19 pandemic, in the time frame between the years 2020 and 2022. The research problem is based on the following question: in what way and with what means did Physical Education teachers in Campo Largo, Paraná, (re)invent themselves in their pedagogical practices activities with young children, through remote learning education mediated by virtual screens during the pandemic period in which social isolation became a rule and social norm? As a theoretical anchor, the study reported to authors such as Corsaro (2011), De Paula (2021), Wallon (2007) and Santos (2020) to elucidate some aspects about body, language and early childhood education. To base the content about teaching knowledge, the concept of 'survival strategies' present in the studies of Charlot (2000, 2013) was used. For the production of the data, the online conversation wheel with some teachers and the semi-structured interview with the teachers graduated in Physical Education, who represent the total sample of individuals with this professional characteristic, working in the network of municipal education in Campo Largo, specifically, with Early Childhood Education. For the analysis of the collected data, the thematic analysis suggested by Braun and Clark (2006) was used.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84948
    Collections
    • Dissertações [1008]

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