• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A discursividade da produção de Joan Cornellà : um sujeito afetado pelo virtual

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - EVELINE DO ROCIO SANTOS DE OLIVEIRA.pdf (4.932Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Oliveira, Eveline do Rocio Santos de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Na contemporaneidade, há a circulação de discursos na web por meio da textualização de imagens, dentre as quais destacam-se as tirinhas e os cartoons, entendidos como materialidades significantes no discurso e que permitem aos sujeitos leitores engendrarem identificações e produzirem sentidos. Esses textos visuais ganham maior alcance a partir do advento da internet e transitam como peças de discurso, tematizando com humor e crítica problemas sociais contemporâneos. Nesse sentido, esta pesquisa de mestrado tem por objetivo analisar os efeitos de sentido nas produções do artista Joan Cornellà, as quais denunciam as formas como os sujeitos são afetados pelas mídias sociais. Para tanto, nas análises serão consideradas as relações entre condições de produção e efeitos de sentido. Justifica-se a escolha da Análise de Discurso (AD) de vertente francesa como principal teoria para este estudo por ela conceber a investigação de discursividades outras para além do político. Dessa forma, os procedimentos metodológicos foram construídos a partir dos postulados teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, com aporte em Michel Pêcheux, considerando conceitos como interdiscurso, condições de produção, formação discursiva, entre outros. Além disso, complementam o referencial teórico Eni Orlandi, que nos auxiliará a compreender os conceitos e os desenvolvimentos da AD de linha pecheutiana, bem como Suzy Lagazzi, pesquisadora da imagem pelo viés da AD. Pelos postulados dos sociólogos Zygmunt Bauman e Slavoj Žižek traçamos um panorama sobre o sujeito virtual/contemporâneo. Ainda, utilizamo-nos das reflexões de Cristiane Dias, pesquisadora da circulação de materialidades no digital, e de Waldomiro Vergueiro em associação com Paulo Ramos, teóricos que nos ajudaram a entender as principais características composicionais da forma e a historicidade das tiras e dos cartoons. A partir de nossas análises, mesmo sabendo que na concepção teórica adotada o efeito de conclusão funciona figurativamente, temos a hipótese de que os efeitos de sentido produzidos na discursividade engendrada por Joan Cornellà são produzidos a partir do momento em que o sujeito leitor identifica na imagem elementos visuais por meio do trabalho do interdiscurso e das condições de produção. Assim, também funciona a configuração de um sujeito capturado pela mídia, virtualmente alienado e perpassado por práticas que beiram o nonsense, além de que é na esteira da (in)visibilidade que as tragédias compartilhadas por esses sujeitos tornam-se visíveis na perspectiva da espetacularização.
     
    Abstract: In contemporary times, there is the circulation of discourses on the web through the textualization of images, among which comic strips and cartoons stand out, understood as significant materialities in the discourse and that allow the subject readers to engender identifications and produce meanings. These visual texts gain greater reach with the advent of the internet and transit as speech pieces, thematizing contemporary social problems with humor and criticism. In this sense, this masters research aims to analyze the effects of meaning in the productions of the artist Joan Cornellà, which denounce the ways in which subjects are affected by social media. Therefore, the analyses consider the relations between production conditions and meaning effects. The choice of French Discourse Analysis (DA) as the main theory for this study is justified due to its capacity to conceive the investigation of discourses beyond politics. Thus, the methodological procedures were built from the theoretical postulates of the French Discourse Analysis (DA), with input from Michel Pêcheux, considering concepts such as interdiscourse, production conditions, discursive formation, among others. In addition, they complement the theoretical reference of the author Eni Orlandi, who will help us to understand the concepts and developments of the Pecheutian DA line, as well as Suzy Lagazzi, researcher of the image from the perspective of the DA. Based on the postulates of sociologists Zygmunt Bauman and Slavoj Žižek, we draw an overview of the virtual/contemporary subject. Furthermore, we used the reflections of Cristiane Dias, a researcher on the circulation of digital materialities, and Waldomiro Vergueiro in association with Paulo Ramos, theorists who helped us to understand the main compositional characteristics of the form and historicity of strips and cartoons. From our analyses, even knowing that in the adopted theoretical conception the effect of conclusion works figuratively, we have the hypothesis that the effects of meaning produced in the discursiveness engendered by Joan Cornellà are produced from the moment in which the subject reader identifies in the image visual elements through interdiscourse work and production conditions. Thus, the configuration of a subject captured by the media also works, virtually alienated and pervaded by practices that border on nonsense, in addition to the fact that it is in the wake of (in)visibility that the tragedies shared by these subjects become visible from the perspective of spectacularization.
     
    Resumen: En la contemporaneidad, existe la circulación de discursos en la red a través de la textualización de imágenes, entre las que se destacan las tiras cómicas y las caricaturas, entendidas como materialidades significativas en el discurso y que permiten a los sujetos lectores engendrar identificaciones y producir significados. Estos textos visuales ganaron mayor producción tras la llegada de internet y transitaron como piezas de discurso, tematizando problemas sociales contemporáneos con humor y crítica. En este sentido, la investigación de este máster pretende analizar los efectos de sentido en las producciones del artista Joan Cornellà, que denuncian las formas en que los sujetos son afectados por las redes sociales. Por lo tanto, los análisis considerarán las relaciones entre las condiciones de producción y los efectos de significado. La elección del Análisis del Discurso francés (AD) como teoría principal para este estudio se justifica porque concibe la investigación de discursos distintos de la política. Así, los procedimientos metodológicos fueron construidos a partir de los postulados teóricos del Análisis del Discurso de línea francesa, con aportes de Michel Pêcheux, considerando conceptos como interdiscurso, condiciones de producción, formación discursiva, entre otros. Además, complementan al referencial teórico Eni Orlandi, que nos ayudará a comprender los conceptos y desarrollos de la línea AD pecheutiana, así como a Suzy Lagazzi, investigadora de la imagen desde la perspectiva de la AD. A partir de los postulados de los sociólogos Zygmunt Bauman y Slavoj Žižek, trazamos un panorama del sujeto virtual/contemporáneo. Además, utilizamos las reflexiones de Cristiane Dias, investigadora sobre la circulación de materialidades digitales, y Waldomiro Vergueiro en asociación con Paulo Ramos, teóricos que nos ayudaron a comprender las principales características compositivas de la forma y la historicidad de tiras y dibujos animados. De nuestros análisis, aún sabiendo que en la concepción teórica adoptada el efecto de conclusión funciona figurativamente, tenemos la hipótesis de que los efectos de sentido producidos en la discursividad engendrada por Joan Cornellà se producen a partir del momento en que el sujeto lector identifica en la imagen elementos visuales a través del trabajo interdiscursivo y las condiciones de producción. Así, también funciona la configuración de un sujeto captado por los medios, virtualmente enajenado y atravesado por prácticas que bordean el sinsentido, además de que es que siguiendo el ejemplo de la (in)visibilidad que se hacen visibles las tragedias compartidas por estos sujetos. desde la perspectiva de la espectacularización.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84906
    Collections
    • Dissertações [423]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV