dc.contributor.advisor | Ormeño, Gabriela Reyes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.creator | Maioli, Beatriz Juliane de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-16T19:12:18Z | |
dc.date.available | 2023-11-16T19:12:18Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/84852 | |
dc.description | Orientador: Profa. Gabriela Isabel Reyes Ormeno | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Desenvolvimento Humano inclui as mudanças ocorridas física, cognitiva e psicossocialmente em um indivíduo, de forma gradual e ordenada. Desenvolvimento Infantil inclui essas mudanças enquanto criança. Acontecimentos na infância podem afetar o desenvolvimento da criança e refletir na sua vida adulta, sendo assim a família tem papel fundamental para um desenvolvimento saudável, uma vez que são os primeiros contatos da criança com o mundo, o que torna importante aos pais entender as fases do desenvolvimento infantil. O presente estudo teve como objetivo conhecer o quanto os pais de crianças até 8 anos sabem sobre o desenvolvimento infantil e quais são os principais conhecimentos e desconhecimentos sobre o tema. Foi aplicado um questionário baseado no Programa ACT (Adults and Children Together) – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, a partir do qual foram levantados quais os principais conhecimentos e desconhecimentos dos pais, e foi encontrado que a maior parte dos pais assentem que o desenvolvimento da criança é influenciado por fatores ambientais e biológicos, em contrapartida, como desconhecimentos tivemos que há uma oscilação entre o esperado no desenvolvimento na fase dos 6 anos. Após isso, foi feito um cruzamento entre número de acertos e algumas variáveis sociodemográficas, como renda, idade e escolaridade dos pais, para verificar sua relação com o nível de conhecimento, no entanto não foram encontradas nenhuma relação significativa | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Pais | pt_BR |
dc.subject | Crianças e adultos | pt_BR |
dc.title | Conhecimento do desenvolvimento infantil em pais de crianças até 8 anos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |