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dc.contributor.advisorBrito, Gláucia da Silva, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.creatorThomazini, Ana Luiza de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-04T12:38:06Z
dc.date.available2023-10-04T12:38:06Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84496
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Glaucia da Silva Britopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Relações Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR) é a instância jurídica estadual da Justiça Eleitoral brasileira no estado e é responsável não apenas pela organização das eleições, mas também pelo cumprimento das leis eleitorais pelos cidadãos. Em 2022, os eleitores tinham do dia 1 de janeiro até o dia 4 de maio para emitir o Título de eleitor, documento que firma seu direito a escolher seus representantes. Um dos objetivos almejados pelo TRE-PR neste período era conseguir o máximo de jovens eleitores, de 15 à 17 anos, devidamente cadastrados e aptos para votar, para fomentar a participação jovem na política. A organização desenvolveu inúmeras ações de comunicação pública para conquistar essa meta, como campanha de visitação a escolas, e criação de conteúdo na rede social TikTok. O presente trabalho buscou compreender como a comunicação pública, efetuada pela ótica das relações públicas, foi desenvolvida pelo TRE-PR para conseguir conquistar o público-alvo delimitado nas campanhas realizadas em 2022. Esta pesquisa centrou-se na metodologia qualitativa, coletando e avaliando dados no perfil do órgão público no Tiktok por meio do Índice de Influência Digital de Carolina Terra. A análise foi realizada através dos comentários deixados pelos usuários nos vídeos publicados, bem como através de feedback coletado em um questionário preenchido por diretores de escolas que participaram da campanha de visitação por servidores do órgão. Para a análise dos dados, também utilizou as teorias de movimentação social de Juan Camillo López e a conceitualização de tipos de interação entre públicos e organização de Bianca Dreyer. Os resultados apontaram que as medidas de comunicação pública realizadas foram eficientes no que foi permitido ser analisado. Até presente momento, não existe uma maneira de comprovar que todo alistamento eleitoral jovem do Paraná se deu por influência direta da presença do TRE-PR na rede social observada. Apenas os Títulos de eleitor emitidos por servidores da Justiça Eleitoral em escolas visitas são dados quantitativos comprobatórios da influência direta do órgãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBrasil. Tribunal Regional Eleitoral (PR)pt_BR
dc.subjectComunicação empresarialpt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.subjectMídia socialpt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.subjectEleitores - Comunicaçaopt_BR
dc.titleEu fui, eu tava : uma análise da comunicação pública do TRE-PR durante o período de alistamento eleitoralpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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