Eu fui, eu tava : uma análise da comunicação pública do TRE-PR durante o período de alistamento eleitoral
Resumo
Resumo : O Tribunal Regional do Paraná (TRE-PR) é a instância jurídica estadual da Justiça Eleitoral brasileira no estado e é responsável não apenas pela organização das eleições, mas também pelo cumprimento das leis eleitorais pelos cidadãos. Em 2022, os eleitores tinham do dia 1 de janeiro até o dia 4 de maio para emitir o Título de eleitor, documento que firma seu direito a escolher seus representantes. Um dos objetivos almejados pelo TRE-PR neste período era conseguir o máximo de jovens eleitores, de 15 à 17 anos, devidamente cadastrados e aptos para votar, para fomentar a participação jovem na política. A organização desenvolveu inúmeras ações de comunicação pública para conquistar essa meta, como campanha de visitação a escolas, e criação de conteúdo na rede social TikTok. O presente trabalho buscou compreender como a comunicação pública, efetuada pela ótica das relações públicas, foi desenvolvida pelo TRE-PR para conseguir conquistar o público-alvo delimitado nas campanhas realizadas em 2022. Esta pesquisa centrou-se na metodologia qualitativa, coletando e avaliando dados no perfil do órgão público no Tiktok por meio do Índice de Influência Digital de Carolina Terra. A análise foi realizada através dos comentários deixados pelos usuários nos vídeos publicados, bem como através de feedback coletado em um questionário preenchido por diretores de escolas que participaram da campanha de visitação por servidores do órgão. Para a análise dos dados, também utilizou as teorias de movimentação social de Juan Camillo López e a conceitualização de tipos de interação entre públicos e organização de Bianca Dreyer. Os resultados apontaram que as medidas de comunicação pública realizadas foram eficientes no que foi permitido ser analisado. Até presente momento, não existe uma maneira de comprovar que todo alistamento eleitoral jovem do Paraná se deu por influência direta da presença do TRE-PR na rede social observada. Apenas os Títulos de eleitor emitidos por servidores da Justiça Eleitoral em escolas visitas são dados quantitativos comprobatórios da influência direta do órgão
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