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dc.contributor.otherSoares, Roberta Cristina Borgespt_BR
dc.contributor.otherVieira, Carlos Eduardo, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherRamos, Elisabeth Christmann, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.creatorVerssão, Carmen Lúcia Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-01T16:36:18Z
dc.date.available2024-04-01T16:36:18Z
dc.date.issued2000pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84462
dc.descriptionOrientadores : Carlos Eduardo Vieira, Elisabeth Christmann Ramospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especializaçao em Educação Infantilpt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou seja, o papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de zero a seis anos. Assim sendo, as crianças portadoras de necessidades especiais não poderiam deixar de ser incluídas nas escolas de Educação Infantil. Contudo, a realidade evidencia que a sociedade ainda impõe uma série de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes físicos e emocionais restritivos. O processo de inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais ainda não se transformou totalmente em realidade, apesar das conquistas na área do Direito, que se refletem nos textos legais. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar a escola de Educação Infantil juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a família pode contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil, assim como a importância do acesso à escola para seu desenvolvimento integral.pt_BR
dc.format.extent68f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação - Participação dos paispt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Especializaçãopt_BR


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