• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Docência na educação infantil
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na educação infantil

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    E - CARMEN LUCIA SCHULTZ VERSAO ET AL.pdf (503.0Kb)
    Data
    2000
    Autor
    Verssão, Carmen Lúcia Schultz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho trata de um tema de suma importância para a sociedade, ou seja, o papel da família no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil. A Educação Infantil é hoje um direito social de toda criança na faixa etária de zero a seis anos. Assim sendo, as crianças portadoras de necessidades especiais não poderiam deixar de ser incluídas nas escolas de Educação Infantil. Contudo, a realidade evidencia que a sociedade ainda impõe uma série de limitações à participação das pessoas portadoras de necessidades especiais na vida social, com ambientes físicos e emocionais restritivos. O processo de inclusão social das pessoas portadoras de necessidades especiais ainda não se transformou totalmente em realidade, apesar das conquistas na área do Direito, que se refletem nos textos legais. As crianças pequenas portadoras de necessidades especiais precisam do apoio de suas famílias para que acessem aos seus direitos sociais, incluindo o de freqüentar a escola de Educação Infantil juntamente com as demais crianças tidas como "normais". A pretensão do presente trabalho é a de analisar como a família pode contribuir no processo de inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais na Educação Infantil, assim como a importância do acesso à escola para seu desenvolvimento integral.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84462
    Collections
    • Docência na educação infantil [65]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV