Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBraz, Bárbara Cândido, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorJofre, Maria Gabrieli Rosapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-31T15:18:48Z
dc.date.available2023-08-31T15:18:48Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84204
dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Bárbara Cândido Brazpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Ciências Exatas.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Fora da vida escolar o erro é concebido como algo intrínseco ao ser humano e suasações. Dentro da escola, e mais particularmente nas aulas de Matemática, noentanto, ele é historicamente concebido como algo que precisa ser evitado e sujeitoa punição. Em contraposição a esta postura, alguns autores na EducaçãoMatemática têm sugerido o uso de análise de erros como uma alternativa para seensinar Matemática nos diferentes níveis de ensino. Para estes autores, analisar oserros cometidos pelos estudantes é um caminho para o processo de ensino deMatemática. Neste sentido, vem a teoria denominada de Análise de erros, naEducação Matemática. Nesta investigação utilizamos esta teoria para olhar paraerros cometidos pelos estudantes em uma atividade de Modelagem Matemática.Nosso interesse pela Modelagem se deu no sentido de ser essa uma possibilidadepara ensinar Matemática partindo de situações abertas, com referência na realidadee com problemas que podem ser investigados por meio de ferramentasmatemáticas. Sendo assim, neste trabalho temos como objetivo investigarresposta(s) para a seguinte problemática: Que tipos de erros são cometidos porestudantes do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de ModelagemMatemática? Nosso interesse por pesquisar esta temática também se deu pelo fatode encontrarmos na literatura apenas uma pesquisa que trata da Análise de errosem situações embasadas na Modelagem Matemática. Este trabalho, entretanto, foidesenvolvido no Ensino Superior. Sendo assim, desenvolvemos uma atividade deModelagem Matemática em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em umaescola da rede pública de ensino e analisamos os registros gerados por esta práticapor meio da Análise de erros. Os resultados da investigação apontam que os erroscometidos por estudantes em uma atividade de Modelagem Matemática se diferemde erros que são cometidos em problemas em que os alunos já possuem dadossuficientes para resolver a situação proposta e nas quais esta situação já estámatematizada.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnalise de erros (Matematica)pt_BR
dc.subjectModelagem matemática - Teoria e aplicaçõespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAnálise de erros no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples