• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise de erros no desenvolvimento de uma atividade de modelagem matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    M_MARIA GABRIELI ROSA JOFRE.pdf (1.844Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Jofre, Maria Gabrieli Rosa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Fora da vida escolar o erro é concebido como algo intrínseco ao ser humano e suasações. Dentro da escola, e mais particularmente nas aulas de Matemática, noentanto, ele é historicamente concebido como algo que precisa ser evitado e sujeitoa punição. Em contraposição a esta postura, alguns autores na EducaçãoMatemática têm sugerido o uso de análise de erros como uma alternativa para seensinar Matemática nos diferentes níveis de ensino. Para estes autores, analisar oserros cometidos pelos estudantes é um caminho para o processo de ensino deMatemática. Neste sentido, vem a teoria denominada de Análise de erros, naEducação Matemática. Nesta investigação utilizamos esta teoria para olhar paraerros cometidos pelos estudantes em uma atividade de Modelagem Matemática.Nosso interesse pela Modelagem se deu no sentido de ser essa uma possibilidadepara ensinar Matemática partindo de situações abertas, com referência na realidadee com problemas que podem ser investigados por meio de ferramentasmatemáticas. Sendo assim, neste trabalho temos como objetivo investigarresposta(s) para a seguinte problemática: Que tipos de erros são cometidos porestudantes do Ensino Fundamental ao desenvolver uma atividade de ModelagemMatemática? Nosso interesse por pesquisar esta temática também se deu pelo fatode encontrarmos na literatura apenas uma pesquisa que trata da Análise de errosem situações embasadas na Modelagem Matemática. Este trabalho, entretanto, foidesenvolvido no Ensino Superior. Sendo assim, desenvolvemos uma atividade deModelagem Matemática em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em umaescola da rede pública de ensino e analisamos os registros gerados por esta práticapor meio da Análise de erros. Os resultados da investigação apontam que os erroscometidos por estudantes em uma atividade de Modelagem Matemática se diferemde erros que são cometidos em problemas em que os alunos já possuem dadossuficientes para resolver a situação proposta e nas quais esta situação já estámatematizada.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84204
    Collections
    • Licenciatura [11]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV