Indicadores de desempenho : aprimoramento de KPIs para o gerenciamento do setor de compras em uma indústria farmacêutica
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Data
2023Autor
Paula, Eduarda Aparecida Siqueira de
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Resumo : Com o crescimento das organizações, variabilidade do mercado e o aumento da competitividade as empresas necessitam buscar constantemente o aprimoramento de seus produtos e processos a fim de melhorarem seu desempenho atual. Neste contexto baseandose no Total Quality Control (TQC), os indicadores de desempenho chaves também conhecidas como Key Performance Indicator (KPI)surgem como uma ferramenta essencial para auxiliarem as empresas a controlaremseus processos de forma quantificável buscando sempre validar se há alguma adversidade e se os resultados estão condizentes com as metas estabelecidas.Atualmente, notase que muitas são as empresas que possuem tais indicadores implementados, mas de maneira ineficaz, apresentando resultados que não contribuem com o suporte à análise crítica do desenvolvimento da empresa. Nesta conjuntura, esta pesquisa teve como objetivo principal propor um aprimoramento dos IndicadoresChave de Desempenho dos processos do setor de compras da gestão farmacêutica em uma indústria farmacêutica, localizada em São Paulo capital. O desenvolvimento da pesquisa aconteceu por meio da utilização da metodologia Scrum no qual as etapas foram regidas pelo Framework Scrum, sendo: 1. Definição do Time Scrum, 2. Product Backlog, 3. Sprints, 4. Proposição do novo modelo de desempenho e 5. Simulação prática. Além do Scrum, ferramentas tais como,Diagrama de Causa e Efeito, Power BI, Power Automate e Brainstorming foram utilizadas para execução das etapas. De modo geral, a pesquisa proporcionou o aperfeiçoamento do indicador de automação da área com a criação de 4 novos painéis, além das melhorias realizadas em relação a visibilidade das informações, maior confiabilidade das informações dispostas no indicador e na otimização de tempo em aproximadamente 2 horas com a inserção de dados antes extraídos de e construídos forma manual.