Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCaramez, Claudia Senrapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-05T20:26:23Z
dc.date.available2023-10-05T20:26:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84119
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Auxiliadora Moreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/09/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 183-193pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta é uma tese que se insere campo da Educação Histórica, apresentando os conceitos de tecnologia mais discutidos na área da Educação, aspectos de recursos didáticos e tecnológicos. Nela, aborda-se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e a sua implantação nas escolas, na Educação a Distância e no Ensino Híbrido, buscando novas formas de construção do conhecimento científico em sala de aula (BRITO; KENSKI; SANCHO). Este estudo apresenta a base teórica das discussões acerca dos conceitos de Cultura Histórica, Cibercultura e Ciberespaço (RÜSEN; LEVY); e também se discorre sobre as relações apresentadas por diferentes pesquisas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de História, Estado da Arte, identificando como a cultura histórica está presente no Ciberespaço e reivindica o conceito de Cibercultura Histórica. E pauta-se nos princípios da pesquisa colaborativa (IBIAPINA) para discutir a formação continuada de professores e professoras de História (DAY; RÜSEN), analisando os usos da Tecnologia Digital no AVA - UFPR VIRTUAL e as relações dos professores cursistas das Oficinas de Educação Histórica, do ano de 2020, com ferramentas digitais, bem como contribuições do uso de fontes históricas digitais para a aprendizagem histórica, cotejando com os dados empíricos da pesquisa, por meio da análise das relações de aprendizagem dos professores cursistas no âmbito da consciência histórica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This is a thesis that falls within the field of Historical Education, presenting the most discussed concepts of technology in the field of Education, as well as aspects of didactic and technological resources. It addresses the use of Information and Communication Technologies in Education and their implementation in schools, Distance Education, and Blended Learning, seeking new ways of constructing scientific knowledge in the classroom (BRITO; KENSKI; SANCHO). This study presents the theoretical basis of discussions about the concepts of Historical Culture, Cyberculture, and Cyberspace (RÜSEN; LEVY); and also discusses the relationships presented by different research related to Digital Information and Communication Technologies in History Education, State of the Art, identifying how historical culture is present in Cyberspace and advocating for the concept of Historical Cyberculture. It is based on the principles of collaborative research (IBIAPINA) to discuss the continuing education of History teachers (DAY; RÜSEN), analyzing the use of Digital Technology in the AVA - UFPR VIRTUAL and the relationships of the participating teachers in the Historical Education Workshops in 2020 with digital tools, as well as the contributions of using digital historical sources for historical learning, comparing them with the empirical data of the research through the analysis of the learning relationships of the participating teachers in terms of historical consciousness.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Professorespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaçopt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples