• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A natureza da relação de professores de história com o AVA : consciência histórica e cultura histórica no ciberespaço

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - CLAUDIA SENRA CARAMEZ.pdf (5.195Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Caramez, Claudia Senra
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta é uma tese que se insere campo da Educação Histórica, apresentando os conceitos de tecnologia mais discutidos na área da Educação, aspectos de recursos didáticos e tecnológicos. Nela, aborda-se a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação e a sua implantação nas escolas, na Educação a Distância e no Ensino Híbrido, buscando novas formas de construção do conhecimento científico em sala de aula (BRITO; KENSKI; SANCHO). Este estudo apresenta a base teórica das discussões acerca dos conceitos de Cultura Histórica, Cibercultura e Ciberespaço (RÜSEN; LEVY); e também se discorre sobre as relações apresentadas por diferentes pesquisas relacionadas às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de História, Estado da Arte, identificando como a cultura histórica está presente no Ciberespaço e reivindica o conceito de Cibercultura Histórica. E pauta-se nos princípios da pesquisa colaborativa (IBIAPINA) para discutir a formação continuada de professores e professoras de História (DAY; RÜSEN), analisando os usos da Tecnologia Digital no AVA - UFPR VIRTUAL e as relações dos professores cursistas das Oficinas de Educação Histórica, do ano de 2020, com ferramentas digitais, bem como contribuições do uso de fontes históricas digitais para a aprendizagem histórica, cotejando com os dados empíricos da pesquisa, por meio da análise das relações de aprendizagem dos professores cursistas no âmbito da consciência histórica.
     
    Abstract: This is a thesis that falls within the field of Historical Education, presenting the most discussed concepts of technology in the field of Education, as well as aspects of didactic and technological resources. It addresses the use of Information and Communication Technologies in Education and their implementation in schools, Distance Education, and Blended Learning, seeking new ways of constructing scientific knowledge in the classroom (BRITO; KENSKI; SANCHO). This study presents the theoretical basis of discussions about the concepts of Historical Culture, Cyberculture, and Cyberspace (RÜSEN; LEVY); and also discusses the relationships presented by different research related to Digital Information and Communication Technologies in History Education, State of the Art, identifying how historical culture is present in Cyberspace and advocating for the concept of Historical Cyberculture. It is based on the principles of collaborative research (IBIAPINA) to discuss the continuing education of History teachers (DAY; RÜSEN), analyzing the use of Digital Technology in the AVA - UFPR VIRTUAL and the relationships of the participating teachers in the Historical Education Workshops in 2020 with digital tools, as well as the contributions of using digital historical sources for historical learning, comparing them with the empirical data of the research through the analysis of the learning relationships of the participating teachers in terms of historical consciousness.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84119
    Collections
    • Teses [465]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV