"Ei, e a educação infantil? Nós também estamos aqui" : as especificidades da pré-escola em escolas municipais de Curitiba
Resumo
Resumo: Este estudo tem o propósito de compreender como a pré-escola vivencia as especificidades da Educação Infantil em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - PR, ao compartilhar a escola com o Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como estratégia o estudo de casos envolvendo duas escolas municipais. Esta pesquisa tem como objetivos: - analisar as especificidades curriculares da pré-escola no contexto de duas escolas municipais de Curitiba, com ênfase no espaço, tempo e relações da Educação Infantil com o Ensino Fundamental; - identificar nos documentos curriculares de âmbito federal, estadual (Paraná) e municipal (Curitiba), quais as especificidades da pré-escola; - analisar nos documentos normativos e orientadores das escolas, assim como nos planejamentos e demais registros das professoras, as especificidades da pré-escola; - desvelar e analisar as percepções das professoras acerca das especificidades da pré-escola nas escolas municipais. Como metodologia utiliza-se a análise de documentos curriculares governamentais, documentos normativos e orientadores das escolas, planejamentos e demais registros das professoras, como também as entrevistas realizadas com as professoras de turmas de pré-escola e fotografias de espaços e de algumas propostas educativas. A análise de dados é realizada em articulação com as discussões teóricas da área: contribuições dos estudos sociais da infância, direitos das crianças e especificidades curriculares, referentes principalmente a espaço, tempo e relações da pré-escola com o Ensino Fundamental. A análise dos dados se deu a partir da construção de quatro categorias: - Crianças, direitos e infância(s); - "O túnel entre o Pré e o 1º ano": especificidades curriculares da pré-escola; - Viver a(s) infância(s) na escola: espaços e tempos; - "Ei, e a Educação Infantil? Nós também estamos aqui": a relação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental. Nos planejamentos e nas entrevistas percebe-se que as professoras se esforçam para considerar os interesses, necessidades e curiosidades das crianças, ao desenvolverem propostas que têm como eixos as interações e a brincadeira, além de contarem com um ótimo espaço externo que favorece diversas experiências. Entre os desafios apresentados estão: - o espaço interno no que se refere às salas do Ensino Fundamental que foram adaptadas para as turmas de pré-escola e o refeitório, pois em uma das escolas, precisa ser reorganizado para o momento de descanso das turmas de período integral; - a organização do tempo, pois as professoras da pré-escola precisam considerar o tempo escolar, regido pelo Ensino Fundamental, que é mais fragmentado, para planejar as práticas educativas; - a relação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental, pois as professoras percebem que persiste nas escolas o entendimento de que a Educação Infantil deva ser preparatória para o Ensino Fundamental; - o processo de transição entre as duas etapas educativas que requer uma melhor articulação e; - um acompanhamento mais próximo das pedagogas em suporte ao planejamento e aos demais aspectos da docência da Educação Infantil. Tendo em vista as discussões realizadas e os resultados apresentados, percebe-se que a Educação Infantil, nas escolas pesquisadas, enfrenta tensões e cobranças das escolas que têm como prevalência o Ensino Fundamental, ao mesmo tempo em que se encontra em processo de fortalecimento de suas especificidades. Abstract: This study has the purpose of understanding how preschool experiences specificities of early childhood education in schools from Curitiba's Municipal Education Network, by sharing school space with elementary school. It is a qualitative research that has as strategy the study of cases involving two municipal public schools. This research aims to: - analyze curriculum specificities of early childhood education in the context of two municipal public schools of Curitiba, emphasizing space, time and relation of early childhood education with elementary school; - identify on curricular documents of federal, state (Paraná) and municipal (Curitiba) scopes which are the specificities of early childhood education; - analyze in the schools' normative and guiding documents, as well in plans and other records from teachers, the specificities of early childhood education in municipal public schools; - unveil and analyze teachers' perceptions related to early childhood education specificities in municipal public schools. The methodology applied is the documental analysis of governmental curriculum documents, normative and guiding documents of schools, planning and other records from teachers, as well as interviews made with class teachers from preschool and photographs of spaces and a few educational proposals. The data analysis is performed articulated along with theoretical discussion of the area: contribution of childhood social studies, children rights and curriculum specificities, mainly referring to space, time and preschool relation with elementary school. The data analysis happened by the construction of four categories: - Children, rights and childhood(s); - "The tunnel between preschool and the 1st year": curriculum specificities of early childhood education; - Living the childhood(s) in the school: space and time; - "Hey, and the early childhood education? We also are here": the relation of early childhood education with elementary school. In the planning and interviews it's noticed that teachers put on an effort to consider the interests, needs and curiosity of the children, by developing proposals that have as axis playing and interaction, beside counting on a great outdoor space, which favors different experiences. Among the presented challenges are: - indoor space referring the classroom from elementary school that were adapted for classes from preschool and the refectory, since in one of the schools it needs to be reorganized for the rest time of full time classes; - the time organization, as preschool teachers need to consider the school time, governed by elementary school, which is more fragmented, to plan educational practices; - the relation of childhood education with elementary school, as the teachers noticed that it remains in the schools the understanding that childhood education must be a preparatory for elementary school; - the transition process between the two education stages that requires a better articulation and; - a closer follow-up of pedagogues supporting planning and other aspects of teaching in childhood education. Having as matter the discussions made and the presented results, it is noticed that early childhood education, in the researched schools, faces tensions and responsibilities from predominantly elementary schools, at the same time that it is in strengthening process if its specificities.
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