Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNery, Antonio Augusto, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorVieira, Bruno Emanoelpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T23:54:48Z
dc.date.available2023-08-02T23:54:48Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83705
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antonio Augusto Nerypt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 18/08/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 87-90pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Judith Teixeira (1880 - 1959) foi uma poeta portuguesa que durante décadas esteve esquecida dos estudos críticos de Literatura Portuguesa. A autora, que durante sua atividade literária se viu vítima de perseguições misóginas e violentas, sofreu com um apagamento após a publicação de sua última produção literária, as novelas Satânia. Novelas, em 1927. Interessada desde sempre por literatura e arte, iniciou na carreira literária publicando poemas avulsos em revistas e periódicos, assinando-os sempre com o pseudônimo de Lena de Valois. Por algum motivo, abandona o alônimo e assina seu primeiro livro, Decadências, publicado no início de 1923, apenas como Judith Teixeira. Seu livro de estreia não poderia ter sofrido repercussão mais negativa na época. Por apresentar um eu-poético feminino que louva amores e aventuras eróticas e sexuais com outras mulheres, a publicação esteve no centro de uma polêmica literária que entraria para os registros como Literatura de Sodoma, e seus integrantes ganhariam a alcunha de Autores (ou Escritores) de Sodoma. Nesta investigação, partimos da Polêmica de Sodoma e lançamos vista sobre as Decadências de Judith Teixeira, primeiramente tentando entender os motivos de tamanhas perseguições e, posteriormente, propondo que os poemas de teor lesboeróticos do livro são, na verdade, autoeróticos, enquanto que versam sobre um erotismo de si. Para isso, escolhemos para o corpus alguns poemas nos quais o eu-poético erotiza diversos elementos que ao longo da história ocidental foram - ou ainda são - tidos como femininos. Nossa ideia basilar é de que esses elementos acabam constituindo um único corpo, e que é a esse corpo que o eu-poético das Decadências se sente atraído emocional e sexualmente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Judith Teixeira (1880 - 1959) was a Portuguese poet who for decades was forgotten in critical studies of Portuguese Literature. The author, who during her literary activity found herself a victim of misogynistic and violent persecution, suffered from an erasure after the publication of her last literary production, the novels Satânia. Novelas, in 1927. Always interested in literature and art, she began her literary career by publishing single poems in magazines and periodicals, always signing them under the pseudonym Lena de Valois. For some reason, she abandoned the allonym and signed her first book, Decadências, published in early 1923, simply as Judith Teixeira. His debut book could not have been more negative at the time. By presenting a female poetic self that praises erotic and sexual loves and adventures with other women, the publication was at the center of a literary controversy that would enter the registers as Literature of Sodom, and its members would earn the nickname of Authors (or Writers) of Sodom. In this investigation, we start from the Sodom Polemic and look at the Decadences of Judith Teixeira, first trying to understand the reasons for such persecutions and, later, proposing that the lesboerotic poems in the book are, in fact, autoerotic, while they deal with an eroticism of itself. For this, we chose for the corpus some poems in which the poetic self eroticizes several elements that throughout Western history were - or still are - considered feminine. Our basic idea is that these elements end up constituting a single body, and that it is to this body that the poetic self of the Decadences is emotionally and sexually attracted.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTeixeira, Judith, 1873-1959pt_BR
dc.subjectDecadismo (Movimento literario)pt_BR
dc.subjectLiteratura - Erotismopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleDa polêmica de Sodoma ao erotismo de si : uma proposta de interpretação das Decadências, de Judith Teixeirapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples