Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres Neto, Walter Lima, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.creatorMarzani, Carolinept_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T21:15:41Z
dc.date.available2023-08-01T21:15:41Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83662
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Walter Lima Torres Netopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 04/05/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 231-238pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Apresentamos nessa pesquisa a obra de Pablo Picasso Guernica (1937) e sua gênese de criação dentro de seu contexto histórico-político. Em segundo lugar, repertoriamos um conjunto das mais diferentes formas artísticas que reivindicam um diálogo (direto ou indireto) com esta obra. Independente dos modos narrativos, após serem inventariadas, segundo as operações de intertextualidade e intermidialidade, selecionamos algumas dessas obras que nos levaram a uma reflexão sobre as relações entre o painel de Picasso e esse repertório. O que estaria na raiz dessa permanência? Constatamos que o teor expresso pelo quadro Guernica encontra-se hoje disseminado até mesmo nas redes sociais. Como explicar essa abrangência global e a permanência temporal? Essas são algumas perguntas que tentaremos responder no desenvolvimento de nossa tese, a partir do conceito de política trazido por Hannah Arendt (2012) e Platão (427 a.C. - 347 a.C.), e do pensamento sobre o que é uma obra clássica, a partir de Ítalo Calvino (1993) e T.S. Eliot (1992).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: We present in this research Pablo Picasso's Guernica (1937) and its creation genesis within its historical-political context. Secondly, we list a set of the most different artistic forms that claim a dialogue (direct or indirect) with this work. Regardless of the narrative modes, after being inventoried, according to the operations of intertextuality and intermediality, we selected some of these works that led us to reflect on the relationship between Picasso's panel and this repertoire. What would be at the root of this permanence? We verified that the content expressed by the Guernica painting is now disseminated even on social media. How to explain this global scope and temporal permanence? These are some questions that we will try to answer in the development of our thesis from the concept of politics brought by Hannah Arendt (2012) and Plato (427 BC - 347 BC), and from the thought about what a classic work is, by Ítalo Calvino (1993) and T.S. Elliot (1992).pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPicasso, Pablo, 1881-1973pt_BR
dc.subjectArte e literaturapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectIntermidialidadept_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleGuernica (1937) : uma narrativa política e suas releituraspt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples