• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Guernica (1937) : uma narrativa política e suas releituras

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - CAROLINE MARZANI.pdf (6.274Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Marzani, Caroline
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Apresentamos nessa pesquisa a obra de Pablo Picasso Guernica (1937) e sua gênese de criação dentro de seu contexto histórico-político. Em segundo lugar, repertoriamos um conjunto das mais diferentes formas artísticas que reivindicam um diálogo (direto ou indireto) com esta obra. Independente dos modos narrativos, após serem inventariadas, segundo as operações de intertextualidade e intermidialidade, selecionamos algumas dessas obras que nos levaram a uma reflexão sobre as relações entre o painel de Picasso e esse repertório. O que estaria na raiz dessa permanência? Constatamos que o teor expresso pelo quadro Guernica encontra-se hoje disseminado até mesmo nas redes sociais. Como explicar essa abrangência global e a permanência temporal? Essas são algumas perguntas que tentaremos responder no desenvolvimento de nossa tese, a partir do conceito de política trazido por Hannah Arendt (2012) e Platão (427 a.C. - 347 a.C.), e do pensamento sobre o que é uma obra clássica, a partir de Ítalo Calvino (1993) e T.S. Eliot (1992).
     
    Abstract: We present in this research Pablo Picasso's Guernica (1937) and its creation genesis within its historical-political context. Secondly, we list a set of the most different artistic forms that claim a dialogue (direct or indirect) with this work. Regardless of the narrative modes, after being inventoried, according to the operations of intertextuality and intermediality, we selected some of these works that led us to reflect on the relationship between Picasso's panel and this repertoire. What would be at the root of this permanence? We verified that the content expressed by the Guernica painting is now disseminated even on social media. How to explain this global scope and temporal permanence? These are some questions that we will try to answer in the development of our thesis from the concept of politics brought by Hannah Arendt (2012) and Plato (427 BC - 347 BC), and from the thought about what a classic work is, by Ítalo Calvino (1993) and T.S. Elliot (1992).
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83662
    Collections
    • Teses [230]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV