Docência em tempos de pandemia : memórias, movimentos e mudanças
Resumo
Resumo: A presente pesquisa tem como temática a docência em tempos de pandemia, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O problema da pesquisa refere-se às dificuldades enfrentadas pelas professoras no exercício da docência. O objetivo desta pesquisa foi resgatar as memórias, movimentos e mudanças no processo de ensino e aprendizagem no período pandêmico, na escola pública. O campo empírico compreendeu duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba e professoras do Ensino Fundamental I. Os principais autores que subsidiaram esse trabalho foram García (1999) com os estudos sobre formação de professores e Freire (1975; 1979; 1986; 2011; 2020) com os estudos sobre a consciência do inacabamento, Educação e Mudança, entre outros pesquisadores que estudam a prática pedagógica. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva e documental. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário Google Forms, com quatro Campos Investigativos, sendo: Perfil Docente, Exercício da Docência, Formação Continuada e Recursos Didáticos analógicos e digitais. Outra estratégia de coleta de dados refere-se ao Círculo de Diálogo, com professoras do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Curitiba que trabalharam durante a pandemia, no período de 2020 a 2021. As análises dos dados foram fundamentadas em Aguiar e Ozella (2006, 2013), a partir das falas das professoras participantes, as quais foram categorizadas definindo os Núcleos de Significação. Os dados analisados a partir da memória dos tempos vividos durante o período de exercício da docência na pandemia consistiu em um processo de conhecimento e transformação da realidade vivenciada pelos sujeitos, diante de experienciar um momento inédito na Educação. Os movimentos caracterizados pelas inúmeras orientações do sistema municipal pelo envio de documentos oficiais e os movimentos internos com vista à atender toda a legislação, provocaram mudanças pedagógicas de ensino e aprendizagem, levando os docentes a um processo autodidático e de ressignificação de sua prática. Abstract: The present research has as its theme teaching in times of pandemic, developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná (UFPR). The research problem refers to the difficulties faced by teachers in teaching. The objective of this research was to rescue the memories, movements and changes in the teaching and learning process in the pandemic period, in the public school. The empirical field comprised two schools in the Municipal Education Network of Curitiba and Elementary School I teachers. The main authors who supported this work were García (1999) with studies on teacher training and Freire (1975; 1979; 1986; 2011; 2020) with studies on the awareness of unfinished business, Education and Change, among other researchers who study pedagogical practice. This research has a qualitative approach, exploratory-descriptive and documentary. A Google Forms questionnaire was used as a data collection instrument, with four Investigative Fields, namely: Teacher Profile, Teaching Practice, Continuing Education and Analog and Digital Didactic Resources. Another data collection strategy refers to the Dialog Circle, with Elementary School I teachers, from the Municipal Network of Curitiba who worked during the pandemic, from 2020 to 2021. Data analyzes were based on Aguiar and Ozella (2006, 2013), based on the speeches of the participating teachers, which were categorized by defining the Cores of Meaning. The data analyzed from the memory of the times lived during the period of teaching in the pandemic consisted of a process of knowledge and transformation of the reality experienced by the subjects, in the face of experiencing an unprecedented moment in Education. The movements characterized by the innumerable orientations of the municipal system for the sending of official documents and the internal movements with a view to complying with all the legislation, provoked pedagogical changes in teaching and learning, leading teachers to a self-didactic process and a re-signification of their practice.
Collections
- Dissertações [905]