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    A influência do marketing esportivo na captação de sócios-torcedores em clubes de futebol

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    R - E - ANE KELI DA SILVA.pdf (537.2Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Silva, Ane Keli da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O futebol é um esporte que ganhou muita força no século XX, e pode ser visto como um comércio que gera renda e emprego no mundo todo, destaca-se a entidade máxima do futebol a Federação Internacional de Futebol (FIFA) que no ciclo das Copas de 2018 da Rússia e de 2022 no Catar faturou aproximadamente R$ 40,5 bilhões com: ingressos e produtos de marketing, para os clubes de futebol brasileiro um planejamento de marketing esportivo é fundamental para o crescimento de suas receitas, o Flamengo e o Corinthians são os clubes que contém as maiores torcidas do Brasil e têm grande poder na mídia esportiva, visto que no atual cenário do futebol para esses clubes manterem suas receitas positivas estão usando como estratégia a captação de sócios-torcedores aonde ofertam benefícios e vantagens por um custo mensal a estes sócios os tornando parceiros da entidade, com isso o presente estudo tem como objetivo comparar as estratégias de marketing esportivo dos clubes Corinthians e Flamengo para a captação de sócios-torcedores, para responder ao objetivo foi utilizado como metodologia o método de pesquisa bibliográfica. O estudo apontou que os clubes Flamengo e Corinthians utilizam como estratégias do marketing aplicando no esporte: o marketing de experiência, marketing digital, e como ferramenta do marketing: Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) visando engajar novos sócios-torcedores, de modo que, segundo dados da Sports Value no ano de 2022 o Corinthians alcançou aproximadamente 160.000 mil sócios-torcedores, já o Flamengo chega na casa dos 105.000 mil sócios.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83324
    Collections
    • MBA em marketing [332]

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