Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLuchtenberg, Juliana Vicente Marianopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-29T18:17:59Z
dc.date.available2023-06-29T18:17:59Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/83230
dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/04/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 166-171pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar como o projeto do evento cultural pedagógico denominado Sarau Literário possibilita práticas de letramento literário aos estudantes de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para isso foi utilizada, como procedimento metodológico, uma abordagem qualitativa da pesquisa do tipo etnográfica, com enfoque descritivo. A opção pela etnografia se justifica pela necessidade de imersão da pesquisadora na escola campo de pesquisa, para vivenciar com uma turma de 4º ano do ensino fundamental I o trabalho com as práticas de letramento literário que antecedem o dia do Sarau Literário. Os participantes são 30 estudantes, a professora regente, a diretora, a vice-diretora, a coordenadora, duas pedagogas e 15 professores. A pesquisa de campo ocorreu entre os meses de março e julho de 2022, sendo as informações coletadas por meio de observação participante, questionário e entrevistas semiestruturadas, amparadas nas contribuições de Lüdke e André (2014), Angrosino (2009) e Flick (2013). São analisadas as atividades com a leitura literária em sala de aula, com ênfase na sequência básica do letramento literário, amparada nos estudos de Cosson (2006) e as Animações de leitura de Poslaniec (2006) e Mata (2008). A revisão de literatura com as pesquisas que versam sobre o Sarau Literário contou com as contribuições Araújo e Tassoni (2018), Assis (2014), Joaquim (2020), Ribeiro (2021), Tennina e Pinheiro (2021). A escuta aos saberes docentes sobre o evento cultural do Sarau Literário, que ocorre na escola desde 2016, possibilitou conhecer as dificuldades para realização do projeto, as expectativas do trabalho com leitura na escola, as contribuições para as próximas edições, as histórias contadas pela equipe gestora e as práticas preparatórias para o Sarau desenvolvidas por uma professora regente do 4º ano. O Sarau Literário constitui-se como prática transformadora na escola pois possibilita a mobilização de estudantes e professores em ações que os aproximam da literatura criando-se assim, situações diversificadas para favorecer a construção de leitores de literatura. Constata-se a potencialidade pedagógica que as práticas de letramento literário desenvolvidas e as atividades das Animações de Leitura proporcionaram aos estudantes, com aprendizagens significativas que se deram de forma lúdica e com a diversidade de propostas que culminaram no evento cultural do Sarau Literário. Por envolver um número significativo de participantes, considera-se passível de reflexão a escola (re)pensar em motivar os estudantes a serem protagonistas, não somente durante o processo em que são realizados os preparativos para o evento, mas também no dia em que ocorre esta grande ação cultural da comunidade escolar. Além disso, se faz necessário ampliar o trabalho com a linguagem oral proporcionando aos estudantes serem motivadores do incentivo à leitura com a oportunidade de comunicar suas aprendizagens para além da sala de aula. Dessa forma, potencializa-se no dia do Sarau Literário que as práticas de letramento literário sejam intensificadas para que os estudantes se percebam como agentes de transformação social por meio da literatura.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study aims to investigate how the project of the pedagogical cultural event denominated Literary soiree enables literary literacy practices to students of a public school of the Municipal Education of Education of Curitiba (RME). For this, a qualitative approach to ethnographic research was used as a methodological procedure, with a descriptive focus. The option for ethnography is justified by the need for immersion of the researcher in the field of research school, to experience with a class of 4th grade of elementary school I the work with the practices of literary literacy that precede the day of the Literary soiree. The participants are 30 students, the head teacher, the director, the deputy director, the coordinator, two pedagogues and 15 teachers. The field research took place between the months of March and July 2022, and the information was collected through participant observation, questionnaire and semi-structured interviews, supported by the contributions of Lüdke and André (2014), Angrosino (2009) and Flick (2013). The activities with literary reading in the classroom are analyzed, with emphasis on the basic sequence of literary literacy, supported by the studies of Cosson (2006) and the Animations of Reading Poslaniec (2006) e Mata (2008). The literature review with the research that deal with the Literary soiree had the contributions Araújo and Tassoni (2018), Assis (2014), Joaquim (2020), Ribeiro (2021), Tennina and Pinheiro (2021). Listening to the teachers' knowledge about the cultural event of the Literary soiree, which has been taking place at the school since 2016, made it possible to learn about the difficulties in carrying out the project, the expectations of working with reading at school, the contributions to the next editions, the stories told by the team management and the preparatory practices for the Literary soiree developed by a 4th grade teacher. The Literary soiree constitutes a transforming practice at school as it enables the mobilization of students and teachers in actions that bring them closer to literature, thus creating diversified situations to favor the construction of literature readers. It is verified the pedagogical potential that the literary literacy practices developed and the activities of the Reading Animations provided to the students, with significant learning that took place in a playful way and with the diversity of proposals that culminated in the cultural event of the Literary soiree. As it involves a significant number of participants, it is considered possible for the school to (re)think about motivating students to be protagonists, not only during the process in which the preparations for the event are carried out, but also on the day it takes place this great cultural action of the school community. In addition, it is necessary to expand the work with oral language, providing students with motivation to encourage reading with the opportunity to communicate their learning beyond the classroom. In this way, on the day of the Literary Soiree, literary literacy practices are intensified so that students perceive themselves as agents of social transformation through literature.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectEstudantes - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleSarau literário : uma prática transformadora na escolapt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples