A construção da masculinidade : experiência de jovens cabo-verdianos em instituições públicas do ensino secundário
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como proposta estudar o processo de construção da masculinidade de jovens estudantes cabo-verdianos em instituições de Ensino Secundário. Para tanto, foi tomado como objetivo geral, analisar como se constrói a masculinidade de jovens estudantes do Ensino Secundário Público, da Escola Secundária Luciano Garcia na cidade de São Lourenço dos Órgãos em Cabo Verde. Metodologicamente, caracterizou-se pela abordagem qualitativa, sob o qual, para a geração de dados, utilizou-se o grupo focal, a entrevista, e análise de documentos. Também se fez uso de questionários com questões estruturadas de carácter objetivo, os quais foram enviados remotamente para alguns discentes da instituição selecionada visando, a princípio, uma aproximação com os participantes. Teoricamente, apoiou-se, entre tantos/as, em alguns/mas autores/as considerados/as imprescindíveis para a discussão e reflexão sobre os conceitos masculinidade e gênero no sentido de compreender a sua formulação teórica e a sua natureza sociopolítica, a saber, Daniel Welzer Lang; Raewyn Connell, James Messerchimd; Guarcia Lopes Louro; J Bola, etc. Panoramicamente essa pesquisa foi desenvolvida em quatro momentos substanciais. No primeiro momento foi realizado um mapeamento, junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e à Biblioteca Digital de Cabo Verde (BDCV), objetivando selecionar trabalhos que tratavam e/ou que tivessem uma aproximação com a temática produzida no, ou sobre, Cabo Verde cujo resultado, em ambas as plataformas, apontaram para uma ausência de pesquisas relacionadas ao critério da busca, o que favoreceu a suposição de que esta pesquisa, dado o seu carácter, trata-se de uma produção pioneira no contexto cabo-verdiano. No segundo momento debruçou-se sobre a compreensão teórica do fenômeno e o entendimento de sua natureza social, cultural e política e, consequentemente, as desconstruções de pressupostos essencialistas e deterministas. No terceiro momento dedicou-se à compreensão empírica da construção da masculinidade dos estudantes da Escola Secundária Luciano Garcia por meio de Grupo Focal. No quarto e último momento empenhou-se sobre a análise e discussão dos dados. Os resultados alcançados com essa pesquisa demonstraram que a instituição pesquisada tem contribuído para: reprodução e naturalização da concepção patriarcal essencialista de gênero; para a reprodução e naturalização do modelo hegemônico de masculinidade e, ao mesmo tempo, para a naturalização dos estereótipos, estigmas e preconceitos de gênero e, obviamente, para a manutenção do patriarcado e continuidade das desigualdades de gênero. Em contrapartida, os resultados dessa pesquisa podem servir como base de reflexão para instituição pesquisada, e não só, no que tange a importância da inclusão de temas como gênero, sexualidade e seus derivados na sua proposta curricular. Serve ainda, para repensar a importância da auto avaliação das propostas e práticas pedagógicas visando a educação de emancipadora e seu compromisso social. Abstract: This work aimed to study the process of building the masculinity of young Cape Verdean students in secondary education institutions. Therefore, it was taken as a general objective to analyze how the masculinity of young students of Public Secondary Education is constructed, at Escola Secundária Luciano Garcia in the city of São Lourenço dos Órgãos in Cape Verde. Methodologically, it was characterized by the qualitative approach, under which, for the generation of data, the focus group, the interview, and analysis of documents were used. Questionnaires with structured questions of an objective nature were also used, which were sent remotely to some students of the selected institution, aiming, in principle, to approach them. Theoretically, it relied, among many others, on some authors considered essential for the discussion and reflection on the concepts of masculinity and gender in order to understand its theoretical formulation and its sociopolitical nature, namely, Daniel Welzer Lang; Raewyn Connell, James Messerchimd; Guarcia Lopes Louro; J Ball, etc. Panoramicly, this research was developed in four substantial moments. At first, a mapping was carried out, together with the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES and the Digital Library of Cabo Verde (BDCV), aiming to select works that dealt with and/or had an approximation with the theme produced in, or about, Cabo Verde. Verde whose result, on both platforms, pointed to an absence of research related to the search criterion, which favored the assumption that this research, given its nature, is a pioneering production in the Cape Verdean context. In the second moment, he focused on the theoretical understanding of the phenomenon and the understanding of its social, cultural and political nature and, consequently, the deconstruction of essentialist and determinist assumptions. The third moment was dedicated to the empirical understanding of the construction of the masculinity of students at Escola Secundária Luciano Garcia through a Focus Group. In the fourth and last moment, he committed himself to the analysis and discussion of the data. The results achieved with this research demonstrated that the researched institution has contributed to: reproduction and naturalization of the essentialist patriarchal conception of gender; for the reproduction and naturalization of the hegemonic model of masculinity and, at the same time, for the naturalization of stereotypes, stigmas and gender prejudices and, obviously, for the maintenance of patriarchy and continuity of gender inequalities. On the other hand, the results of this research can serve as a basis for reflection for the researched institution, and not only, regarding the importance of including themes such as gender, sexuality and its derivatives in its curricular proposal. It also serves to rethink the importance of self-assessment of pedagogical proposals and practices aimed at emancipatory education and its social commitment.
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