Metodologias ativas para a construção do conhecimento matemático : entendimentos de professores
Resumo
Resumo: Esta pesquisa, vinculada à linha de pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, para responder ao problema de pesquisa - que entendimentos os professores de Matemática dos anos finais da educação básica manifestam sobre metodologias ativas? -, tem como objetivo identificar como os docentes da educação básica entendem as metodologias ativas no contexto de suas práticas metodológicas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, de natureza interpretativa. A fundamentação teórica que embasa a construção desta dissertação contempla autores como Moran e Bacich (2018), Camargo e Daros (2018), entre outros. Participaram do estudo nove professores licenciados em Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas de Curitiba. Os procedimentos adotados para produção de dados foram um questionário on-line, composto por questões abertas e fechadas, e uma entrevista semiestruturada, com questões deflagradoras para promover o diálogo, de modo remoto. Os dados foram analisados a partir do método de análise de dados, considerando os Núcleos de Significação propostos por Aguiar e Ozella (2013). Como resultado da pesquisa, identificou-se que os professores que utilizam as metodologias ativas, mesmo sem formação continuada, criam suas aulas a partir de pesquisas e, apesar dos desafios, percebem seus alunos mais ativos e participativos. Concordam que as metodologias ativas colaboram muito para uma aprendizagem significativa, preparando os alunos com habilidades para a vida. Assim, concluem que, ao utilizar as metodologias ativas, contribuem para uma educação matemática escolar, desenvolvendo pessoas socialmente ativas, tendo em vista que essas metodologias têm como fundamento colocar o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, considerando o ensino de Matemática no Ensino Fundamental II. Abstract: This research, linked to the research line Cognition, Learning and Human Development, of the Graduate Program in Education at Federal University of Paraná, aims to identify how teachers of elementary school understand the active methodologies in the context of their methodological practice, to answer the problem: what understandings do the Mathematics teachers of senior years of basic education manifest about active methodologies? It is a research of qualitative approach of exploratory type and interpretative nature. The theoretical foundation for the construction of this dissertation contemplates authors like Moran and Bacich (2018), Camargo and Daros (2018), among others. Nine teachers participated in the study, all of them with a degree in Mathematics and working in senior years of elementary school of two public schools of Curitiba. The procedures adopted for data production were an online questionnaire and a semi-structured interview. The data were analyzed using data analysis method, considering nucleus of meaning proposed by Aguiar and Ozella (2013). As result, it was identified that the teachers that use active methodologies, even without continuous education, create their classes from researches, and, in spite of the challenges, they notice that their students were more active and participative. They agree that the active methodologies collaborate a lot for a significant learning, preparing the students with abilities for life. They concluded that, when using active methodologies, they contribute to the mathematics education, developing socially active people, because these methodologies put the student as protagonist of the learning process, considering the teaching of Mathematics in elementary school.
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