• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Professoras negras em Curitiba-PR e suas narrativas sobre educação das relações étnico-raciais no ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - VALERIA PEREIRA DA SILVA.pdf (5.491Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Silva, Valéria Pereira da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Em 2003, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação foi alterada incluindo no currículo oficial a obrigatoriedade do Ensino de a "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" em todo o território brasileiro se constituindo em um instrumento de luta em favor da equidade racial no espaço educacional. Tal mudança requer sua concretização por meio de práticas pedagógicas que contemplem a reeducação das relações étnico-raciais. Por isso, essa pesquisa teve por objetivo compreender a trajetória de vida e os motivos pelos quais professoras negras se comprometeram no exercício de sua docência com o desenvolvimento de práticas pedagógicas para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A pesquisa dialogou com autoras que contribuem com reflexões sobre narrativas e experiências de mulheres negras, educação antirracista, dentre outros temas. As principais foram: Angela Davis (2016, 2019); bell hooks (2019-2020); Eliane Cavalleiro (2001); Patricia Hill Collins (2019); Lélia Gonzalez (2020) Nilma Lino Gomes (1996, 2002); Djamila Ribeiro (2019) Joselina da Silva (2018) Lucimar Rosa Dias (2007). A metodologia utilizada foi de tipo qualitativa abarcando a autoetnografia e história de vida. A pesquisadora juntamente com outras duas interlocutoras revelam-se mulheres negras e professoras. A análise das narrativas se realizou de forma sensível por meio da metodologia Análise Crítica de Narrativas e Atribuição de Sentido (ACNAS). Os resultados indicaram que o racismo continua operando sobre a vida de mulheres negras, sendo essas desacreditadas quanto às suas habilidades no ambiente escolar. Por outro lado, professoras negras encontram na afrosororidade meios de educar para as relações étnico-raciais, mobilizando práticas pedagógicas de afeto envolvendo elas próprias e os alunos negros e negras. Porém, percebe-se que essas práticas não alcançam um grau de sistematização curricular que envolvem as disciplinas operando de modo mais contundente nas interações socioemocionais dos sujeitos negros no ambiente escolar.
     
    Abstract: In 2003, Law 10639/03 was enacted, which amended the Education Guidelines and Bases Law, including in the official curriculum of Education Networks the mandatory presence of the theme "Afro-Brazilian and African History and Culture" in Basic education throughout the Brazilian territory becoming an instrument of struggle against racism in favor of racial equity in the educational space. The law is as important as the pedagogical practices for the reeducation of ethnic-racial relations to take place. Therefore, this research sought to understand who are the black teachers of the Curitiba-Pr municipal education network who work in the early years of Elementary school, and what pedagogical practices implement the Education of Ethnic-Racial Relations and teach the History and the Culture of Afro-Brazilians. The research dialogues with authors like Angela Davis (2016, 2019); Bell Hooks (2019-2020); Eliane Cavalleiro (2001); Patricia Hill Collins (2019); Lélia Gonzalez (2020); Nilma Lino Gomes (1996, 2002); Djamila Ribeiro (2019) Joselina da Silva (2018), and Lucimar Rosa Dias (2007) who bring contributions about narratives and experiences of black women. The research was qualitative and used autoethnography and life stories as methodology. The researcher was present in the research along with two other interlocutors who were interviewed. The material was analyzed using the Critical Analysis of Narratives and Attribution of Meaning - ACNAS methodology. The conclusions we arrived at demonstrate that racism continues to operate in the lives of black women, discrediting them and making it difficult for them to recognize themselves as intellectuals in teaching. On the other hand, it was possible to understand that black teachers develop practices that we call afro-sorority that is to say, they educate for ethnic-racial relations based on the practices of care and affection concerning other black colleagues and especially with black student.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82961
    Collections
    • Dissertações [1014]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV