• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O brincar em experiências de iniciação esportiva da escola : um estudo com crianças pequenas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GUILHERME TAMASHIRO SARMENTO.pdf (2.857Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Tamashiro, Guilherme
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa trata de uma investigação interpretativa, realizada com 11 crianças entre 5 e 7 anos de idade, nas aulas de iniciação esportiva de um colégio particular de Curitiba/Paraná e teve como objetivo compreender como o brincar se apresenta em experiências de iniciação esportiva da escola de crianças pequenas. Para isto, utilizou-se como referencial teórico, sobre o esporte na educação da criança, os seguintes autores da Educação Física: Tarcísio Mauro Vago, Alcides Scaglia, João Batista Freire e Wilton Santana. E sobre estudos da criança: Marynelma Camargo Garanhani, Viviane Alessi, Nélio Spréa, Anete Abramowicz, Ângela Coutinho, Soraia Chung Saura e Manuel Jacinto Sarmento. O instrumento/procedimento metodológico utilizado foi a roda de conversa. Deste modo, a análise dos dados foi realizada pela Análise Temática, pelos temas: 1. A polissemia do esporte na infância, 2. Eixos que estruturam o brincar da criança na iniciação esportiva e 3. Brincar para aprender esporte. A pesquisa conclui que o esporte se apresenta, para as crianças, como um conceito polissêmico e elas o compreendem como brincadeira, jogo ou treino, conforme suas experiências e o contexto que estão inseridas. Para as crianças a iniciação esportiva é lúdica e permite fantasiar o real pela imaginação. Aprendem por meio da reiteração e na interatividade entre pares, interpretação dada as falas das crianças com base nos eixos que estruturam as Culturas Infantis, provenientes de estudos da Sociologia da Infância. Por conseguinte, a pesquisa concluiu que a iniciação esportiva poderá se constituir uma prática da escola quando vivenciada pelo brincar. E as narrativas das crianças, sobre suas vivências na iniciação esportiva da escola, as configuram como experiências de aprendizagens do esporte.
     
    Abstract: His research it's an interpretative investigation, carried out with 11 children between 5 and 7 years of age, in sports initiation classes at a private school in Curitiba/Paraná, and aimed to understand how playing is presented in sports initiation experiences of the children's school. For this, the following authors of Physical Education were used as a theoretical reference on sports in children's education: Tarcísio Mauro Vago, Alcides Scaglia, João Batista Freire and Wilton Santana. And on child studies: Marynelma Camargo Garanhani, Viviane Alessi, Nélio Spréa, Anete Abramowicz, Ângela Coutinho, Soraia Chung Saura and Manuel Jacinto Sarmento. The instrument/methodological procedure used was the conversation wheel. Thus, data analysis was carried out by Thematic Analysis, by the themes: 1. The polysemy of sport in childhood, 2. Axes that structure the child's playing in sports initiation and 3. Play to learn sport. The research concludes that sport is presented to children as a polysemic concept and they understand it as a game, playing or training, according to their experiences and the context in which they are inserted. For children, sports initiation is playful and allows them to fantasize about reality through imagination. They learn through reiteration and interactivity between peers, interpretation given to the children's statements based on the axes that structure Children's Cultures, derived from studies of Sociology of Childhood. Therefore, the research concluded that sports initiation may be a school practice when experienced through play. And the children's narratives about their experiences in sports initiation at school configure them as sports learning experiences.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82879
    Collections
    • Dissertações [1017]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV