Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaz, Adriana, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorCoelho, Daniele Martinez de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-07T18:57:00Z
dc.date.available2023-06-07T18:57:00Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82858
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriana Vazpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 215-241pt_BR
dc.description.abstractResumo: A dissertação tem como objetivo principal delinear aspectos da trajetória profissional de Benedicto Nicolau dos Santos entre 1928 e 1948 que mostram sua relevância como educador e musicista em Curitiba/PR. Tendo como problemática: Quais ações no campo educacional e artístico realizadas por Benedicto no cenário paranaense culminam para seu reconhecimento como um intelectual? Em hipótese, sua trajetória como intelectual, somado ao seu vínculo no campo educacional e musical, apresenta características delineadas por Vieira (2011), dentre as quais está a relação com o Estado por meio do engajamento político, social e educacional em diversas associações e instituições a fim de promover o projeto de modernidade e transformação social. O recorte temporal abrange o período de 1928 a 1948. O motivo para essa escolha é demarcado por dois fatos importantes em sua trajetória: a composição do primeiro "Hymno de Curityba" (1928) e seu reconhecimento simbólico ao ingressar como professor-fundador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1948). Considerando que Benedicto Nicolau dos Santos participou de vários espaços educacionais e culturais na cidade de Curitiba, será também identificada sua rede de sociabilidade (SIRINELLI, 2003). Outro aporte teórico são os conceitos de campo, habitus e capital de Bourdieu (2001, 2009), o que permite compreender o capital simbólico acumulado por Benedicto ao atuar como professor-fundador da EMBAP, como menciona Lorenzzoni (2014) e Torres (2017). Entre as fontes privilegiadas pela pesquisa, destacam-se: livros e obras pessoais de Benedicto, periódicos jornalísticos, partituras musicais, livros escritos por Benedito Nicolau dos Santos Filho, revistas, fontes iconográficas etc. Metodologicamente analisa-se através das fontes a circulação da obra musical do autor em diferentes mídias, investiga-se a produção acadêmica já realizada sobre o musicista, assim como o apagamento de suas origens sociais e étnicas, refletindo acerca dos conceitos de raça, eugenia, branqueamento e morigeração, tendo como principal base teórica: Guimarães (2008, 2011), Felipe (2018), Souza (2008) e Pereira (1992). Ao integrar a Academia Brasileira de Música (1945), nos leva a reconhecer a importância de seu percurso no campo da música. Sua produção é formada por uma variedade de estilos, como obras de musicologia, operetas, peças teatrais, polcas, sinfonias etc. Quanto à circulação das suas obras, dois canais são importantes para divulgação da sua memória: Jornal do Comércio (1961) e a Revista Rumo Paranaense (1973), em que se exalta a obra "Sonometria e Música", livro com quatro volumes, publicados entre 1933 e 1936. Constata-se que o campo musical em Curitiba nas primeiras décadas do século XX não garantia recursos financeiros suficientes, o que justifica seu trabalho como escriturário e professor.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation has as its main objective to delineate aspects of the professional trajectory of Benedicto Nicolau dos Santos from 1928 to 1948, showing his relevance as an educator and amateur musician in Curitiba/PR. The problematic is: Which actions taken by Benedicto in the educational and artistic field in the Paranaense scene culminate to establish him as an intellectual? Hypothetically, his trajectory as an intellectual, added to his connection with the educational and musical fields, presents characteristics delineated by Vieira (2011), amongst which is the relationship with the State by means of his political, social and educational engagement in several associations and institutions in order to promote a project of modernity and social transformation. The temporal cut includes the period between 1928 and 1948. The reason for this choice is marked by two important facts in his trajectory: the composition of the first "Hymno de Curityba" (Curitiba's Anthem), in 1928, and his symbolic recognition when he became a founding professor of the School of Music and Fine Arts of Paraná, in 1948. Considering that Benedicto Nicolau dos Santos participated in many educational and cultural spaces in the city of Curitiba, his sociability network will be identified (SIRINELLI, 2003). Another theoretical contribution are the concepts of field, habitus, and capital of Bourdieu (2001, 2009), which allows us to understand the symbolic capital accumulated by Benedicto when acting as a founding professor of EMBAP, as mentioned by Lorenzzoni (2014) and Torres (2017). Among the sources privileged by the research, the following stand out: books and personal works by Benedicto, periodicals and journals, music sheets, books written by Benedict Nicolau dos Santos Filho, magazines, iconographic sources etc. Methodologically, sources on the circulation of the author's musical works in different medias are analyzed, the existing academic production about the musician is investigated, as well as the deletion of his social and ethnic origins, assessing the concepts of race, eugenics, whitening, and morigeration, having Guimarães (2008, 2011), Felipe (2018), Souza (2008) and Pereira (1992), as the main theoretical base. His joining the Brazilian Academy of Music (1945), leads us to the recognition of the importance of his career in the field of music. His production consists of a variety of styles, like works on musicology, operettas, theatrical plays, polkas, symphonies etc. As for the circulation of his works, two channels are important in disseminating his memory: Jornal do Comércio (1961) and the magazine Paranaense Route (1973), where his work "Sonometria and Música" (Sonometrics and Music) is extolled, a book with four volumes, published between 1933 and 1936. It can be seen that the musical field in Curitiba in the first decades of the twentieth century did not guarantee sufficient financial resources, which explains his working also as a clerk and a teacher.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectMusica na educaçãopt_BR
dc.subjectMusicos - Biografiapt_BR
dc.subjectNegros - Biografiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleMúsica, cultura e educação : a trajetória do intelectual negro Benedicto Nicolau dos Santos (1928-1948)pt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples