Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorScaff, Elisângela Alves da Silvapt_BR
dc.contributor.otherCarvalho, Mark Clark Assen dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorPereira Filha, Francisca do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2023-06-27T13:37:08Z
dc.date.available2023-06-27T13:37:08Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/82831
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Elisangela da Silva Scaffpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Mark Clark Assen de Carvalhopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 31/10/2022pt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 211-227pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem como objetivo analisar as condições em que vêm se materializando o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) no estado do Acre. A metodologia da pesquisa aqui apresentada caracteriza-se pela sua natureza qualitativa, com uma abordagem de estudo de caso. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas e questionários semiabertos. A pesquisa documental considerou os documentos relativos ao Parfor em âmbito nacional e institucional, emanados da Universidade Federal do Acre (UFAC). As entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 6 (seis) coordenadores vinculados ao Parfor, quais sejam: um coordenador do programa na Capes; um coordenador institucional do programa na UFAC e quatro coordenadoras locais dos núcleos da UFAC. Os questionários semiabertos foram aplicados a 40 egressos e 147 professores matriculados no Parfor a partir do ano de 2017. A análise de dados foi referenciada na técnica de análise de conteúdo. O resultado da pesquisa evidencia que a implementação do Parfor no Estado do Acre foi marcada por condicionantes diversos, dentre os quais, podemos destacar, os desafios relativos ao cumprimento dos compromissos assumidos pelos entes federativos envolvidos na implementação do Programa, como a oferta de bolsas e/ou auxílios financeiros aos estudantes para ajuda de custos e a manutenção do contrato provisório por parte da prefeitura aos professores em formação. Ressalte-se, também, os aspectos operacionais, como a disponibilização de infraestrutura física e de materiais adequados para a realização dos cursos e imprecisões em relação aos critérios de seleção de candidatos no período de inscrições. Para além das limitações, importa também registrar as contribuições destacadas pelos estudantes e egressos, sejam estas atinentes à realização pessoal, ao Parfor como única via de acesso ao ensino superior e à necessária formação acadêmica para o exercício da docência e a possibilidade de relacionar teoria e prática da sala de aula, uma vez que os estudantes matriculados no programa já se encontravam em exercício na educação básica. Diante de tais constatações, concluiu-se pela tese de que programas emergenciais como o Parfor são necessários no campo da formação de professores (as), diante da ausência de uma política pública de formação e valorização docente, agravada pela precariedade e provisoriedade dos vínculos e das condições de trabalho aos quais estão submetidos os (as) professores (as) que atuam principalmente em regiões remotas no país.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to analyze the conditions under which the National Plan for the Training of Basic Education Teachers (Parfor) has been materialized in the state of Acre. The research methodology presented here is characterized by its qualitative nature, with a case study approach. The following instruments were used for data collection: documentary research, semi-structured interviews and semi-open questionnaires. The documentary research considered documents related to Parfor at the national and institutional level, emanating from the Federal University of Acre (Ufac). The semi-structured interviews were carried out with 6 (six) coordinators linked to Parfor, namely: a program coordinator at Capes; an institutional coordinator of the program at Ufac and four local coordinators of the Ufac centers. The semi-open questionnaires were applied to 40 graduates and 147 teachers enrolled in Parfor from 2017 onwards. Data analysis was referenced in the content analysis technique. The research result shows that the implementation of Parfor in the state of Acre was marked by several conditions, among which we can highlight the challenges related to the fulfillment of the commitments assumed by the federative entities involved in the implementation of the program, such as the offer of scholarships and/or financial aid to students to help with costs and maintenance of the provisional contract by the municipality to teachers in training. Operational aspects should also be highlighted, such as the availability of physical infrastructure and adequate materials for carrying out the courses and inaccuracies in relation to the criteria for selecting candidates during the registration period. In addition to the limitations, it is also important to record the contributions highlighted by students and graduates, whether related to personal fulfillment, to Parfor as the only way to access higher education and the necessary academic training for the exercise of teaching and the possibility of relating theory and classroom practice, since students enrolled in the program are already working in basic education. In view of these findings, it is concluded by the thesis that emergency programs such as Parfor are necessary in the field of teacher training, given the absence of a public policy for teacher training and valorization, aggravated by the precariousness and provisionally of bonds and working conditions to which teachers who work mainly in remote regions of the country are subjected.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAcrept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePolítica de formação de professores em contexto amazônico : o Parfor no estado do Acrept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples